sexta-feira, 19 de maio de 2023

Plataforma colaborativa reúne imagens e arquivos ligados à área de arquitetura e urbanismo


Idealizada em 2008 por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), a plataforma colaborativa Arquigrafia reúne imagens e arquivos ligados à área de arquitetura e urbanismo da capital paulista e de outras cidades do Brasil e do mundo. O acesso ao conteúdo é livre e qualquer pessoa pode contribuir para ampliar o repositório, que já conta com mais de 13 mil imagens.

Com apoio da FAPESP, a equipe do projeto tem buscado ampliar e consolidar a plataforma.

“O projeto Arquigrafia aborda questões críticas sobre a internet atual e o horizonte de desenvolvimento do que se entende como web 4.0, investindo em possibilidades de enriquecimento mútuo entre a experiência sensível cotidiana e a construção, organização, representação e recuperação de conhecimentos sobre as cidades no presente, na memória e no desejo projetual para o amanhã”, conta à Agência FAPESP Artur Rozestraten, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) e coordenador da iniciativa.

As atividades envolvem pesquisadores de diversas áreas, setores e organizações. Além da FAU-USP, participam equipes da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), do Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP), do Instituto de Psicologia (IP-USP), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O grupo se dedica à investigação das condições contemporâneas da constituição de ambientes colaborativos autônomos na web. “Atualmente, o projeto estuda experimentalmente a desconstrução e a apropriação de elementos e estruturas funcionais disponíveis on-line, como as redes sociais e os sistemas que possam resultar em protótipos experimentais concretos e consistentes para uma autonomia crítica na web”, destaca Rozestraten.

Para ampliar a capacidade transdisciplinar do projeto, foi firmada parceria entre as equipes da FAU e do IME. Essa parceria obteve uma das 12 bolsas para a contratação de pesquisadores que atuarão especificamente na gestão acadêmica dos projetos a partir de 2023.

Mais informações sobre o projeto em: www.arquigrafia.org.br/.


Autor: Agência FAPESP 
Fonte: FAPESP 
Sítio Online da Publicação: FAPESP 
Data: 19/05/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário