sexta-feira, 27 de agosto de 2021

A brasileira que salvou as araras azuis da extinção e entrou para o Hall da Fama das Mulheres Cientistas da ONU




Foi nos anos 80 que Neiva Guedes, recém-formada em Biologia, avistou pela primeira vez uma arara azul – no mesmo dia em que descobriu que seus netos, indiscutivelmente, não teriam a mesma oportunidade, uma vez que a espécie, 100% brasileira, estava fadada a desaparecer.

O mix de sentimentos que sentiu naquele dia foi o que definiu o destino de Neiva dali para frente: ela decidiu dedicar sua vida a evitar a extinção das araras azuis – e, 30 anos depois, conseguiu!

A bióloga foi a campo, estudou o comportamento das aves, se aproximou da comunidade e entendeu que os dois principais fatores que contribuíam para o fim das araras azuis na natureza eram a caça ilegal – para serem vendidas como aves de estimação – e o desmatamento, uma vez que essas aves se reproduziam apenas quando encontravam boas cavidades naturais nos troncos das árvores, que estavam cada vez mais sendo derrubadas.

Consciente do problema, Neiva então fundou o Instituto Arara Azul, fez um belíssimo trabalho para conscientização e envolvimento da comunidade, desenvolveu técnica para instalar na natureza ninhos artificiais em condições perfeitas para as araras azuis se reproduzirem e cerca de três décadas depois assistiu ao que muitos julgavam como impossível quando começou o trabalho: a espécie sair, oficialmente, da lista de animais em extinção.


Ainda há muito trabalho a ser feito – sobretudo no que diz respeito ao impacto das mudanças climáticas na vida das araras azuis -, mas o legado que Neiva construiu até aqui é inegável e garantiu à bióloga, entre outros reconhecimentos, um lugar muito especial no ‘hall da fama’ das Meninas e Mulheres Cientistas da ONU Mulheres, quando virou personagem de história em quadrinhos da Turma da Mônica, que é parceira da organização.





Autor: DÉBORA SPITZCOVSKY
Fonte: thegreenestpost
Sítio Online da Publicação: thegreenestpost
Publicação Original: https://thegreenestpost.com/a-brasileira-que-salvou-as-araras-azuis-da-extincao-e-entrou-para-o-hall-da-fama-das-mulheres-cientistas-da-onu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário