quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Dificuldade de dormir afeta 70% dos brasileiros na pandemia, indica pesquisa

Quase 70% da população brasileira está com dificuldade para dormir durante a pandemia de Covid-19, indicou um levantamento feito pelo Instituto do Sono. A amostragem foi realizada com 1.600 pessoas de 24 estados do país, em sua maioria de São Paulo, através de um questionário virtual.


Os motivos relacionados à dificuldade de dormir na quarentena incluem a preocupação com os efeitos da pandemia, maior exposição às telas azuis, computador e celular, dificuldade em iniciar o sono e a indisposição ou falta de entusiasmo.

O estudo, coordenado pelo presidente da instituição, o médico e pesquisador Sergio Brasil Tufik, pode nos ajudar a entender a dimensão dos problemas na hora de dormir relatados nos consultórios médicos desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Tufik explicou ainda no portal do Instituto do Sono a diferença entre sofrer de insônia ou ter apenas algumas noites mal dormidas: “Para ser considerado que o paciente sofra de insônia, ele precisa ter três noites por semana com dificuldade para dormir, por pelo menos três meses, mesmo com condições propícias para o sono”.

Já a médica e pesquisadora da mesma instituição, Helena Hachul, ressaltou que as pessoas também estão demorando mais tempo para conseguir pegar no sono, acordando mais vezes durante a noite, se queixando de ter pesadelos e sentindo-se indispostos ao longo do dia.



Cartilha para dormir bem

Para esclarecer aspectos que definem os padrões de sono, a Associação Brasileira do Sono lançou a cartilha virtual O Sono Normal.

Uma dúvida muito comum em consultórios médicos diz respeito à quantidade necessária de sono. “A quantidade de sono varia de pessoa para pessoa, porém a recomendação para esta fase é entre sete a oito horas por dia, podendo ser apropriada de seis a dez horas”, afirmam os especialistas da Associação Brasileira do Sono.

O material traz informações sobre as alterações comuns do sono nas diferentes faixas etárias; esclarece dúvidas comuns da população em relação à qualificação e quantificação do sono e explica a importância do padrão adequado do sono para a saúde física e mental, com uma visão multidisciplinar.

Pesquisa busca voluntários idosos

O Instituto do Sono está desenvolvendo uma nova pesquisa, desta vez para investigar a relação entre a apneia do sono e a imunização contra Covid-19 em idosos.

Nos últimos anos, as descobertas científicas têm mostrado que existe uma interação importante entre o sono e o sistema imune. O objetivo do estudo é avaliar se a apneia do sono diminui a resposta à vacinação.


Poderão participar pacientes acima de 60 anos que tenham realizado o exame de polissonografia no Instituto do Sono, em São Paulo, a partir de janeiro de 2020 e que já estejam vacinados contra a Covid-19. Além de responder a um questionário, os voluntários realizarão o exame de sorologia IgG para avaliar a presença de anticorpos.

Os interessados que fizerem parte deste grupo podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail contato.voluntariocovid19@afip.com.br.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Úrsula Neves


Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), pós-graduada em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Gestão Estratégica da Comunicação pelo Instituto de Gestão e Comunicação (IGEC/FACHA)


Referências bibliográficas:
Instituto do Sono. Pesquisa sobre o sono na pandemia. Disponível em: https://institutodosono.com/artigos-noticias/pesquisa-sobre-o-sono-na-pandemia/
Agência Brasil. Estudo aponta que brasileiros têm mais insônia na pandemia. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2021-08/estudo-aponta-que-brasileiros-tem-mais-insonia-na-pandemia
Terra. Cadê o sono? 66% dos brasileiros têm dificuldade para dormir. Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/cade-o-sono-66-dos-brasileiros-tem-dificuldade-para-dormir,022bd783fed55a133488422e9655a3a3q4bgz99w.html
Associação Brasileira do Sono. O sono normal. Disponível em: http://semanadosono.com.br/wp-content/uploads/2021/02/sono-normal-semana-sono-2021.pdf
Associação Brasileira do Sono. Cartilhas do Sono. Disponível em: https://absono.com.br/publicacoes-sono/
Instituto do Sono. Pesquisa investiga a relação entre apneia do sono e imunização contra Covid-19 em idosos. Disponível em: https://institutodosono.com/artigos-noticias/pesquisa-investiga-a-relacao-entre-apneia-do-sono-e-imunizacao-contra-covid-19-em-idosos/





Autor: Úrsula Neves
Fonte: pebmed
Sítio Online da Publicação: pebmed
Data: 18/08/2021
Publicação Original: https://pebmed.com.br/eficacia-da-cnaf-na-pre-oxigenacao-durante-a-sequencia-rapida-de-intubacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário