terça-feira, 24 de agosto de 2021

Exposição à fumaça dos incêndios florestais durante a gravidez aumenta o risco de parto prematuro


Exposição à fumaça dos incêndios florestais durante a gravidez aumenta o risco de parto prematuro
A fumaça dos incêndios florestais pode ter contribuído para milhares de nascimentos prematuros adicionais na Califórnia entre 2007 e 2012.

As descobertas enfatizam o valor de reduzir o risco de incêndios florestais grandes e extremos e sugerem que as grávidas devem evitar o ar com muita fumaça.

Por Josie Garthwaite*
School of Earth, Energy & Environmental Sciences, Stanford University

O estudo, publicado em 14 de agosto na Environmental Research , conclui que pode ter havido até 7.000 nascimentos prematuros extras na Califórnia, atribuíveis à exposição à fumaça de incêndio florestal entre 2007 e 2012. Esses nascimentos ocorreram antes de 37 semanas de gravidez, quando o desenvolvimento incompleto aumenta o risco de vários complicações neurodesenvolvimentais, gastrointestinais e respiratórias e até morte.

A fumaça do incêndio contém altos níveis do menor e mais mortal tipo de poluição por partículas, conhecido como PM 2.5. Essas partículas de fuligem tóxica, ou material particulado, são tão finas que podem se inserir profundamente nos pulmões e passar para a corrente sanguínea, assim como as moléculas de oxigênio de que precisamos para sobreviver.

A pesquisa surge no momento em que grandes incêndios florestais estão novamente atingindo paisagens áridas no oeste dos Estados Unidos – apenas um ano após uma temporada histórica de incêndios florestais que atingiu mais de 4 milhões de acres na Califórnia e produziu uma das piores poluição atmosférica diária já registrada no estado. Durante a temporada de incêndios de 2020, mais da metade da população do estado experimentou um mês de níveis de fumaça de incêndios florestais na faixa de insalubres a perigosos.

Este ano pode ser pior, disse o economista ambiental de Stanford Marshall Burke , coautor do novo estudo. No entanto, muito permanece desconhecido sobre os impactos à saúde dessas plumas nocivas, que contribuem com uma parcela crescente da poluição por partículas finas em todo o país e têm uma composição química diferente de outras fontes ambientais de PM 2,5, como agricultura, emissões de escapamento e indústria.

Uma possível explicação para a ligação entre a exposição à fumaça do incêndio e o nascimento prematuro, dizem os autores, é que a poluição pode desencadear uma resposta inflamatória, que então aciona o parto. O aumento do risco é relativamente pequeno no contexto de todos os fatores que contribuem para o nascimento de um bebê a termo saudável. “No entanto, em um cenário em que sabemos tão pouco sobre por que algumas mulheres dão à luz muito cedo, prematuramente, e por que outras não, encontrar pistas como esta aqui nos ajuda a começar a montar o quebra-cabeça maior”, disse o coautor Gary Shaw , DrPH, professor de pediatria e co-investigador principal do March of Dimes Prematurity Research Center de Stanford.

Incêndios florestais extremos

Os novos resultados mostram que a fumaça do incêndio pode ter contribuído para mais de 6 por cento dos nascimentos prematuros na Califórnia no pior ano de fumaça do período de estudo, 2008, quando uma forte tempestade com relâmpagos, ventos fortes, altas temperaturas e uma paisagem árida combinaram-se para um mortal e a temporada de incêndios destrutivos – uma que agora foi ofuscada pelos infernos recordistas de 2020 e incêndios contínuos como o incêndio Dixie no norte da Califórnia.

“No futuro, esperamos ver uma exposição mais frequente e intensa à fumaça de incêndios florestais em todo o oeste devido a uma confluência de fatores, incluindo mudanças climáticas, um século de supressão de incêndios e construção de mais casas ao longo das orlas das florestas sujeitas a incêndios, cerrados e pastagens. Como resultado, o impacto da exposição à fumaça para a saúde – incluindo partos prematuros – tende a aumentar ”, disse o autor principal Sam Heft-Neal , pesquisador do Centro de Segurança Alimentar e Meio Ambiente de Stanford .

A pesquisa fornece novas evidências sobre o valor do investimento em queimadas prescritas, desbaste mecânico ou outros esforços para reduzir o risco de incêndios florestais extremos. Dado que nascimentos prematuros custam ao sistema de saúde dos EUA cerca de US $ 25 bilhões por ano, mesmo reduções modestas no risco de nascimento prematuro podem render “enormes benefícios para a sociedade”, disse Burke, professor associado de ciência do sistema terrestre na Escola de Terra, Energia e Meio Ambiente de Stanford Ciências (Stanford Earth). “Nossa pesquisa destaca que reduzir o risco de incêndios florestais e a poluição do ar que o acompanha é uma forma de alcançar esses benefícios sociais.”

‘Nenhum nível seguro de exposição’

Os pesquisadores analisaram dados de satélite de plumas de fumaça da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) para identificar dias de fumaça para cada um dos 2.610 códigos postais. Eles emparelharam esses dados com estimativas de poluição de PM 2.5 no nível do solo, que foram desenvolvidas usando um algoritmo de aprendizado de máquina que incorpora dados de sensores de qualidade do ar, observações de satélite e modelos de computador de como os produtos químicos se movem na atmosfera da Terra. Eles extraíram dados adicionais dos registros de nascimento da Califórnia, excluindo gêmeos, trigêmeos e múltiplos mais altos, que geralmente chegam mais cedo.

Depois de considerar outros fatores que influenciam o risco de nascimento prematuro, como temperatura, exposição à poluição de base e idade, renda, raça ou origem étnica da mãe, eles observaram como os padrões de nascimento prematuro em cada CEP mudavam quando o número e a intensidade de os dias de fumaça subiram acima do normal para aquele local.

Eles descobriram que cada dia adicional de exposição à fumaça durante a gravidez aumentava o risco de parto prematuro, independentemente de raça, etnia ou renda. E uma semana inteira de exposição se traduziu em um risco 3,4% maior em relação a uma mãe que não foi exposta à fumaça de um incêndio florestal. A exposição à fumaça intensa durante o segundo trimestre – entre 14 e 26 semanas de gravidez – teve o impacto mais forte, especialmente quando a fumaça contribuiu com mais de 5 microgramas adicionais por metro cúbico para as concentrações diárias de PM 2,5. “Se alguém puder evitar a exposição à fumaça ficando em ambientes fechados ou usando uma máscara apropriada ao ar livre, isso seria uma boa prática de saúde para todos”, disse Shaw.

As descobertas baseiam-se em uma ligação estabelecida entre a poluição por partículas e resultados adversos do nascimento, incluindo nascimento prematuro, baixo peso ao nascer e mortalidade infantil. Mas o estudo está entre os primeiros a isolar o efeito da fumaça do incêndio em nascimentos prematuros e a destacar a importância do tempo de exposição.

“Nosso trabalho, juntamente com uma série de outros artigos recentes, mostra claramente que não existe um nível seguro de exposição a partículas. Qualquer exposição acima de zero pode piorar os impactos na saúde ”, disse Burke, que também é vice-diretor do Centro de Segurança Alimentar e Meio Ambiente e pesquisador sênior do Freeman Spogli Institute for International Studies de Stanford . “Embora seja extremamente difícil para a sociedade eliminar totalmente todos os poluentes do ar, nossa pesquisa sugere que reduções adicionais nos principais poluentes abaixo dos atuais níveis ‘aceitáveis’ podem ser extremamente benéficas para a saúde pública.”


Referência:

Sam Heft-Neal, Anne Driscoll, Wei Yang, Gary Shaw, Marshall Burke,
Associations between wildfire smoke exposure during pregnancy and risk of preterm birth in California,
Environmental Research, 2021, 111872, ISSN 0013-9351,
https://doi.org/10.1016/j.envres.2021.111872

Henrique Cortez *, tradução e edição.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/08/2021





Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 24/08/2021
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2021/08/24/exposicao-a-fumaca-dos-incendios-florestais-durante-a-gravidez-aumenta-o-risco-de-parto-prematuro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário