terça-feira, 31 de agosto de 2021

Vacinas COVID-19: onde estamos e desafios pela frente

 
Vacinas fraudulentas

As tentativas de obter essas vacinas a qualquer custo estão quase espelhando a desconfiança das vacinas. A compra ilegal de vacinas chinesas, e provavelmente vacinas falsas chinesas, está começando a ser anunciada em alguns sites da Internet. Certamente, a possibilidade de os habitantes da cidade de Jiaxing, no leste da China, envolvidos em obras essenciais, comprarem a vacina CoronaVax da Sinovac Biotech, que ainda está em ensaio de Fase III, não favorece o controle desse perigoso comércio (fig. 1).

Vamos para:

Diversas plataformas de vacinas

O drama da pandemia levou muitos cientistas ao redor do mundo a desenvolver possíveis vacinas alternativas de COVID-19. Assim, além do grande número de projetos oficiais alistados pela OMS, vários laboratórios universitários e pequenas empresas de biotecnologia estão estudando vacinas novas. Esse esforço intelectual e tecnológico inteligente fornece uma miríade de projetos diversos, alguns dos quais poderiam se tornar importantes se os projetos pioneiros conferissem proteção apenas parcial ou funcionassem mal em certos grupos da população. Custos altos e outras barreiras podem tornar algumas das vacinas pioneiras inadequadas para implantação em larga escala em países de baixa renda. Por exemplo, vacinas baseadas em bacteriófagos que infectam micróbios do nariz e da garganta e os fazem produzir a proteína Spike, ou outras vacinas que podem ser administradas por insuflação nasal ou pela boca parecem ser alternativas estimulantes. Seria realmente uma grande conquista desenvolver uma vacina que pudesse induzir uma imunidade eficaz nas superfícies mucosas: pudesse impedir a infecção viral e a disseminação do vírus através de gotículas respiratórias.

O sucesso e a aprovação das primeiras vacinas COVID-19 não devem prejudicar o entusiasmo e a possibilidade prática de planejar novos estudos que levem ao desenvolvimento e produção de vacinas de segunda e terceira geração, bem como ao desenho de diferentes tipos de ensaios clínicos. Na verdade, a erradicação da COVID-19 será um longo e tortuoso caminho que não terminará quando tivermos a primeira vacina disponível.

Vamos para:

Conclusões

No momento em que estamos concluindo este briefing, as vacinas COVID-19 estão a caminho. Atualmente, dados recentes dos ensaios de Fase III estão permitindo o registro de vacinas. Logo depois, poucas vacinas baseadas em diferentes tecnologias serão obrigatórias ou disponibilizadas para grupos selecionados da população da China, Rússia, Estados Unidos e Europa.

Assim, o cenário da pandemia está assumindo características completamente diferentes. Saberemos se as vacinas para controlar eficazmente a propagação do vírus SARS-CoV-2 continuam a ser um objetivo distante ou se já estão aqui. Neste último caso, a próxima questão candente será a disponibilidade da vacina e sua distribuição eqüitativa em todas as áreas do mundo. As políticas nacionais predatórias que visam assegurar que as primeiras doses da vacina sejam disponibilizadas à população de seu país vão se chocar com as tentativas de muitas organizações internacionais de estabelecer uma distribuição mais justa em todos os países do mundo. Este nobre esforço é fortemente contrastado pelo significado político que a vacina COVID-19 está assumindo. O líder político ou o país que produz a primeira vacina salvífica pode explorá-la para afirmar sua capacidade de proteger seus cidadãos e também os habitantes de países amigos. A vacina, portanto, pode se tornar uma medida inadequada de poder. Quantas sementes de doença, desespero e morte dificultarão o acesso à vacina semear entre as pessoas da terra? Cinicamente, poderia ser apenas a corrida predatória implacável para pegar as primeiras doses da vacina que poderia produzir uma distribuição justa de vacinas excedentes para as nações menos ricas em um tempo relativamente curto.

Finalmente, é nosso princípio que, a longo prazo, mais de uma vacina será necessária para garantir acesso global equitativo, proteção de diversos indivíduos e imunidade contra variantes virais.

Vamos para:

Reconhecimentos

Agradecemos ao Prof. Giuseppina Barsacchi pela leitura crítica do manuscrito. Alberto Mantovani agradece o apoio da empresa de moda Dolce & Gabbana.




Autor: Guido Forni, Alberto Mantovani
Fonte: Autor correspondente e em nome da Comissão COVID-19 da Accademia Nazionale dei Lincei, Roma
Sítio Online da Publicação: ncbi
Data: 28/02/2021
Publicação Original: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7818063/

Nenhum comentário:

Postar um comentário