Chamada visa fomentar colaborações que favoreçam avanços disruptivos na área e a nucleação de grupos de pesquisa com atuação internacional
A FAPESP anuncia o lançamento de uma chamada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) que visa apoiar projetos cooperativos entre os estados para pesquisa científica e tecnológica na área de tecnologias quânticas.
As propostas deverão ser elaboradas conjuntamente por um pesquisador responsável (PR) vinculado a uma instituição de ensino superior e pesquisa de São Paulo, de um lado, e por um PR do estado do Rio de Janeiro, do outro.
FAPESP e FAPERJ disponibilizarão, cada uma, R$ 15 milhões para apoio aos projetos selecionados. Os projetos poderão ter duração máxima de 36 meses (renováveis por mais 12) e um teto orçamentário de R$ 3 milhões, excluindo-se valores de Reserva Técnica.
A participação da FAPESP na chamada ocorre por meio do Programa QuTIa (Quantum Technologies InitiAtive) em Tecnologias Quânticas, que visa promover o desenvolvimento de um ecossistema nacional em tecnologias quânticas e impulsionar a liderança científica e tecnológica de São Paulo e do Brasil em múltiplas áreas do conhecimento.
Serão priorizadas propostas ligadas aos três grandes ramos das tecnologias quânticas – sensoriamento, comunicação e computação – sendo que trabalhos competitivos sobre tecnologias Quantum 1.0 a 2.0 também são elegíveis. Propostas teóricas e experimentais serão aceitas, com preferência para experimentos integrados a pesquisas teóricas.
É desejável que os temas de pesquisa complementem de forma disruptiva as iniciativas já existentes nos respectivos estados, promovendo avanços ousados e inovadores em relação ao que já foi desenvolvido isoladamente pelos grupos proponentes.
Espera-se que os projetos submetidos sejam liderados por pesquisadores que demonstrem excelência científica, com histórico comprovado de realizações relevantes na área de tecnologias quânticas ou em tecnologias habilitadoras com aplicação clara e impacto nesse campo. Os proponentes devem apresentar capacidade de liderança e potencial para nucleação ou consolidação de grupos de pesquisa com atuação inovadora e inserção internacional.
Os proponentes do lado paulista também devem atender aos critérios de elegibilidade do instrumento de fomento que será empregado pela FAPESP para esta Chamada – a modalidade Auxílio à Pesquisa – Temático.
Propostas devem ser redigidas em inglês e submetidas até 13 de outubro, simultaneamente, pelo PR paulista por meio do SAGe (fapesp.br/sage) e pelo PR fluminense junto à FAPERJ. A avaliação das propostas ficará a cargo de um painel de especialistas indicado conjuntamente pelas agências de fomento.
A chamada está disponível em fapesp.br/17730.
Autor: fapesp
Fonte: fapesp
Sítio Online da Publicação: fapesp
Data: 11/09/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário