terça-feira, 14 de outubro de 2025

Mais de 100 estudos analisam a água engarrafada em plástico e os resultados fazem com que a gente queira beber água da torneira.

.Mais uma vez, os especialistas insistem no mesmo grande problema. Beber água suficiente é essencial para a saúde, mas raramente pensamos em como a bebemos. Durante décadas, as garrafas plásticas foram consideradas uma solução prática e moderna para transportar e conservar líquidos.

No entanto, a ciência começa a revelar que essa conveniência pode ter um alto custo para o corpo humano e para o planeta.

Os microplásticos — partículas minúsculas com menos de 5 milímetros — e os nanoplásticos, ainda menores, tornaram-se uma ameaça invisível. Ingeridos ou inalados, eles podem chegar a órgãos vitais como o fígado, o cérebro ou o coração.



Vários estudos associam sua acumulação a problemas como hipertensão, diabetes, acidentes vasculares cerebrais e alterações do sistema imunológico, pois afetam a flora intestinal e provocam inflamação crônica. Uma revisão realizada pela Universidade Concordia (Canadá), publicada no Journal of Hazardous Materials, analisou mais de 140 pesquisas sobre garrafas plásticas descartáveis.


Autor: mebelesmajai
Fonte: mebelesmajai
Sítio Online da Publicação: mebelesmajai
Data: 12/10/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário