As Habilidades Sociais são um conjunto de comportamentos verbais e não verbais que facilitam a comunicação entre as pessoas. Nem todas as pessoas tem a facilidade de comunicar-se bem, de forma clara e assertiva. Pessoas com dificuldades de comunicação podem sofrer de forma considerável. Além de não pertencer a um grupo social, um déficit nessas habilidades pode provocar bastante ansiedade. As Habilidades Sociais podem ser entendidas dentro do seu contexto social, e o padrão de comunicação vai variar de acordo com a cultura, faixa etária, sexo, classe social e educação, podemos dizer que não há uma forma correta de comportamento que seja universal, ela é parcialmente mutável.
De acordo com Caballo (2016) a habilidade social deve estar de acordo com o contexto no qual o indivíduo está inserido pois os padrões de comunicação mudam até mesmo dentro de uma mesma cultura. Segundo Caballo (2016) a infância é considerado um período crítico para aprender as Habilidades Sociais, pois as práticas educativas da família, escola e o meio social no qual está inserido, são as principais condições para aquisição e aperfeiçoamento dessas habilidades, mas se essas práticas forem desfavoráveis podem surgir deficiências nas habilidades sociais que vão impactar a qualidade de vida das pessoas. Crianças mais extrovertidas interagem mais socialmente e com isso recebem mais elogios e agrado o que reforça seu comportamento, diferentemente das crianças mais introvertidas.
De acordo com Del Prette e Del Prette (2005) um repertório elaborado de Habilidades Sociais é considerado um fator de proteção, pois é um indicador de ajustamento psicossocial, de desenvolvimento saudável e de qualidade de vida. O modelo de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) postula que indivíduos que apresentam déficit nas habilidades sociais podem ser levados a comportamentos inadequados nos relacionamentos, evitando assim situações sociais, gerando sentimentos de rejeição, insegurança, insatisfação com a autoimagem, solidão e até gerar transtornos psiquiátricos (CABALLO, 2004; DEL PRETTE e DEL PRETTE, 2001). A TCC é um importante instrumento dentro das psicoterapias, por ser objetiva e estruturada para resolver problemas específicos. Os objetivos do tratamento são combinados com o paciente sendo fundamental a identificação dos problemas a serem enfrentados para definição de um plano terapêutico eficaz e adequado. A TCC oferece técnicas de intervenção no treinamento de habilidades sociais.
De acordo com Caballo (2016), o Processo de treinamento de habilidades sociais em seu desenvolvimento completo apresenta quatro elementos de forma estruturada: Treinamento em habilidades (onde se ensina comportamentos específicos, que são praticados e integrados ao repertório comportamental do sujeito); redução de ansiedade em situações problemática (aquisição de um comportamento mais adaptativo); Reestruturação cognitiva (modificação de crenças, valores, cognições e/ou atitudes do sujeito); e Treinamento de solução de problemas (percepção e solução de alternativas de solução).
Autor: Cléa Maria de Andrade Castanho da Silva
Fonte: Sustinere
Sítio Online da Publicação: e-publicacoes UERJ
Data de Publicação: Janeiro a Junho de 2018
Publicação Original: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/34627/25723
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