O atual cenário brasileiro continua apontando uma forte tendência: a utilização da EaD como facilitadora eminente dos processos de formações profissionais, tanto como suporte da modalidade presencial, quanto na semipresencial. O grau de utilização da EaD depende da natureza dos cursos, seus conteúdos e da possibilidade do emprego de uma metodologia adequada para sua utilização. Em 1998, a extinta Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC), elaborou um ensaio sobre os padrões de qualidade para os cursos ofertados na modalidade EaD, o qual tornou-se referência para as instituições que ofertariam cursos de graduação a distância. A versão mais atual desse documento data do ano de 2007, que continua norteando os padrões de qualidade dos cursos em EaD no Brasil (SEED, 2007). Para garantir a qualidade dos cursos em EaD, e devido à complexidade e à necessidade de uma abordagem sistemática, indicadores de qualidade de cursos em EaD n devem compreender categorias que envolvem, fundamentalmente, aspectos pedagógicos, recursos humanos e infraestrutura.
Tendo como principais tópicos (SEED, 2007): Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem; Sistemas de Comunicação; Material didático; Avaliação; Equipe multidisciplinar; Infraestrutura de apoio; Gestão Acadêmico-Administrativa; Sustentabilidade financeira. Embora tenha ocorrido uma expansão na oferta de cursos a distância no Brasil, uma preocupação constante das Instituições de Ensino Superior (IES) é a respeito da qualidade dos cursos que são oferecidos. Tal preocupação torna fundamental a pesquisa e verificação da qualidade dos cursos de formação utilizando a modalidade EaD.
A importância de se avaliar recai, principalmente, na melhoria da qualidade da educação. No entanto, este objetivo causa controvérsia pois, ao invés de servir de base para intervenções pedagógicas, a avaliação educacional pouco tem tido propósito. Tais aspectos são discutidos detalhadamente em Sobrinho (2000) e Peixoto (2004). Este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia Students' Evaluation of Teaching (SET) para avaliação da qualidade do ensino na modalidade EaD a partir da sua aplicação em ambiente real. O SET tem como princípio uma avaliação realizada pelos alunos sobre assertivas que compõe indicadores de qualidade do ensino, conforme apresentado em Marsh e Bailey (1993) e validado para o contexto brasileiro da EaD por Silva et al. (2017). A adequação da metodologia SET para EaD, e seus possíveis ganhos para melhoria da qualidade do ensino, serão apresentadas e exemplificadas, incluindo também a possibilidade de discussão da diminuição de uma problemática constante nessa modalidade de ensino: a evasão.
Autor: Thomaz Edson Veloso da Silva e Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Fonte: Sustinere
Sítio Online da Publicação: e-publicacoes UERJ
Data de Publicação: Julho a Dezembro de 2017
Publicação Original: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/29516/23148
Autor: Thomaz Edson Veloso da Silva e Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Fonte: Sustinere
Sítio Online da Publicação: e-publicacoes UERJ
Data de Publicação: Julho a Dezembro de 2017
Publicação Original: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/29516/23148
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