terça-feira, 26 de julho de 2022

Estimulação elétrica transcutânea (TENS) no controle da dor pós-parto cesárea

Artigo avaliou o uso de estimulação elétrica transcutânea (TENS) sobre a redução do uso de opioide (analgésico) após cesarianas.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no Agendar Consulta.


Um artigo publicado no Obstetrics & Gynecology no dia 07 de julho de 2022 e desenvolvido pela University of Hawai’i e University of Washington avaliou o uso de estimulação elétrica transcutânea (TENS) sobre a redução do uso de opioide (analgésico) após cesarianas.

Muitas mulheres fazem uso de opioides, como morfina, após partos cesáreas. E muitas vezes o primeiro contato com essa medicação é nesse momento, predispondo algumas a se tornarem usuárias frequentes.

Esse trabalho foi um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, que objetivou alcançar um menor uso de opioides ao utilizar a TENS após as cirurgias.

Metodologia do estudo

Foram incluídas no estudo, 180 mulheres, distribuídas em três grupos de 60 participantes: grupo TENS ativo (eletrodos colocados no abdome e estimulação elétrica realizada), TENS não ativo (eletrodos presentes, porém aparelho sem bateria) e placebo sem uso de TENS.

Os eletrodos para TENS foram colocados em quatro pontos ao redor da cicatriz da cesariana em até 30 minutos do parto e mantido até a alta da paciente. Todas as mulheres receberam opioide intratecal durante a cirurgia e analgesia sem opioides endovenosa nas primeiras 24 horas. Oxicodona (agonista opioide) era utilizado conforme demanda após as primeiras 24 horas.

O desfecho primário foi o uso de opioides durante as primeiras 60 horas pós-parto e os desfechos secundários foram escore de dor, satisfação do uso de analgesia e duração da hospitalização.

Quarenta e oito porcento de todas as mulheres não fizeram uso de opioides em nenhum momento pós-parto, não havendo diferença nessa porcentagem entre os três grupos (p=0,36). Nas pacientes que fizeram o uso de opioide, a quantidade também não diferiu entre os grupos (p=0,31).

Os desfechos secundários também foram iguais entre os grupos: escore de dor (p=0,43), satisfação com o controle de dor (p=0,42) e duração da hospitalização (p=0,60).

Conclusão

A American Pain Society recomenda o uso de TENS como adjuvante na analgesia pós-operatória, porém não especificando exatamente o uso pós-cesárea e alguns ensaios clínicos menores anteriores mostravam melhor controle da dor com seu uso. Entretanto, a conclusão dos autores desse estudo, foi de que o uso de estimulação elétrica transcutânea após parto cesárea não mostrou benefício quanto ao uso de opioides e nem quanto a escala ou escore de dor.

Apesar das limitações do estudo, os autores não recomendam o uso de TENS pós-cesárea como adjuvante analgésico.







Autor: Ênio Luis Damaso
Fonte: pebmed
Sítio Online da Publicação: pebmed
Data: 26/07/2022
Publicação Original: https://pebmed.com.br/estimulacao-eletrica-transcutanea-tens-no-controle-da-dor-pos-parto-cesarea/

Nenhum comentário:

Postar um comentário