A FAPERJ divulgou nesta quinta-feira, 25 de novembro, a lista das propostas aprovadas no âmbito da Chamada para Cooperação Conjunta em Ciência e Tecnologia – Itália/Brasil (2019). A iniciativa é fruto da parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a FAPERJ, como membro integrante deste conselho e o Ministério das Relações Exteriores e de Cooperação Internacional da Itália (MAECI).
Lançada em novembro de 2019, a chamada tinha por objetivo apoiar projetos de pesquisa bilateral entre equipes de pesquisadores brasileiros e italianos nas áreas de inteligência artificial, ciências básicas (química, física e matemática), doenças transmissíveis, energias renováveis, nutrição e doenças metabólicas, agricultura de precisão, ciências espaciais, produção sustentável e uso estratégico de minerais. As propostas deveriam ser elaboradas em conjunto pelos coordenadores dos dois países, em língua inglesa e ser submetida nas plataformas italiana e na brasileira, e no caso dos pesquisadores fluminenses, através do SisFAPERJ. A ação permitia a participação de equipes de diferentes estados em uma mesma proposta, desde que houvesse um coordenador principal definido pelo lado brasileiro.
“É com grande alegria que divulgamos o resultado desta chamada, retomando o histórico de cooperações frutíferas entre o Estado do Rio de Janeiro e a Itália. Esta foi, entre as chamadas internacionais, uma das mais concorridas na FAPERJ até hoje. Esperamos poder oferecer mais oportunidades de cooperação como esta no futuro", disse o presidente da FAPERJ, Jerson Lima.
“É de extrema importância que estes projetos multidisciplinares sejam apoiados, amplificando os esforços já empenhados pela comunidade científica brasileira”, ressalta a chefe do Departamento de Relações Internacionais da FAPERJ, Vania Paschoalin, celebrando a divulgação do resultado de mais uma chamada envolvendo projetos multilaterais. "Um dos projetos apoiados envolve sete instituições de pesquisa diferentes, três delas localizadas na Itália, duas em São Paulo (sendo financiadas pela Fapesp), uma em Minas Gerais e a Coppe/UFRJ no Rio de Janeiro."
Para esta chamada, inicialmente foram alocados recursos no valor de R$ 1.500.000,00, destinados a apoiar até 5 projetos. A FAPERJ realizou o procedimento de avaliação por pares, de fora do estado, durante a primeira etapa, recomendando 18 propostas, entretanto, apesar da demanda altamente qualificada e o número elevado de propostas recebidas, após a etapa final de julgamento em conjunto com os parceiros italianos e as outras FAPs, apenas 2 projetos foram recomendados. O período para realização dos projetos conjuntos de pesquisa deverá se dar entre 01/03/2021 a 01/03/2024;
Confira, no link abaixo, os dois projetos que receberão apoio da FAPERJ:
Resultado: Projetos em Cooperação com a FAPERJ - Chamada MAECI-Confap
Veja, abaixo, o resultado completo das propostas selecionados em todo o País:
Resultado: Chamada para Cooperação Conjunta em Ciência e Tecnologia – Itália/Brasil (2019)
* Os contemplados receberão um email da FAPERJ com mais instruções e deverão retornar o contato em até 15 dias, de forma a informar as novas datas de vigência e enviar os documentos atualizados. Outras dúvidas relacionadas deverão ser encaminhadas para assessoria.internacional@faperj.br
Autor: FAPERJ
Fonte: FAPERJ
Sítio Online da Publicação: FAPERJ
Data: 25/11/2021
Publicação Original: http://www.faperj.br/?id=4381.2.0
Nenhum comentário:
Postar um comentário