quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Qual é a dose ideal de ácido tranexâmico tópico nas artroplastias totais de joelho?

O uso do ácido tranexâmico surgiu como uma estratégia importante para limitar a perda sanguínea nas cirurgias ortopédicas. Seu uso nas cirurgias de substituição articular vem se tornando cada vez mais popular, especialmente nas artroplastias totais de Joelho (ATJ).

O ácido tranexâmico (AT) atua como inibidos da fibrinólise e pode ser utilizado de maneira sistêmica ou tópica, esta última podendo manter as propriedades desejadas e evitar as potenciais complicações do uso sistêmico. Ainda persistem dúvidas na literatura, entretanto acerca da dose ideal de administração utilizando o uso tópico.



Análise atual

Um artigo recente foi publicado na revista Knee Surgery, Sports Traumatology, Arthroscopy abordando este tema. O objetivo do estudo foi avaliar a dosagem ideal de ácido tranexâmico tópico considerando a eficácia e segurança para controle de sangramento após cirurgias de artroplastia total de joelho.

Foi elaborado um ensaio cínico randomizado, duplo-cego, incluindo 325 participantes submetidos à ATJ. Os participantes foram divididos em 5 grupos de 65 pacientes:
Grupo 1: 0,5g AT;
Grupo 2: 1,0 g AT;
Grupo 3: 2,0g AT;
Grupo 4: 3,0g AT;
Grupo 5: grupo controle no qual não foi utilizado AT.

Foi avaliada a diminuição dos nos níveis de hemoglobina pós-operatória. Também foram registradas a perda de sangue calculada usando o método de Good, o débito no dreno hemovac, a frequência de transfusão e amplitude de movimento (ADM). Os níveis plasmáticos de AT e as complicações também foram avaliados.

Diferenças significativas foram observadas na diminuição dos níveis de hemoglobina entre o grupo controle e os grupos 2 (p = 0,0027), 3 (p = 0,005) e 4 (p = 0,001). Diferenças significativas na perda total de sangue e frequência de transfusão foram observadas entre o grupo controle e os grupos 2 (p = 0,004, 0,002, respectivamente), 3 (p = 0,007, 0,001, respectivamente) e 4 (p = 0,001, 0,009, respectivamente). Com relação ao volume de drenagem, não houve diferenças significativas entre os grupos.

Os níveis séricos de TXA aumentaram proporcionalmente com a dose aplicada de AT tópico imediatamente e em 3 e 6 horas de pós-operatório. Trombose venosa profunda sintomática ou embolia pulmonar não foi observada em nenhum grupo. Outras complicações relacionadas à administração de AT não foram detectadas.
Conclusão

O estudo sugere que a aplicação tópica de 1,0 g ou mais de AT mostra controle significativo do sangramento sem uma relação dose-resposta. Portanto, para evitar a sobre dosagem e reduzir potenciais complicações com garantia da eficácia, recomenda-se o uso 1,0 g de AT como aplicação tópica.






Autor: Rafael Erthal
Fonte: pebmed
Sítio Online da Publicação: pebmed
Data: 03/11/2021
Publicação Original: https://pebmed.com.br/qual-e-a-dose-ideal-de-acido-tranexamico-topico-nas-artroplastias-totais-de-joelho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário