terça-feira, 30 de novembro de 2021

FAPESP apoiará a retomada de programa de estímulo a vocações científicas da ABC

O Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL) foi criado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em 1994. O nome homenageia o neurofisiologista que presidiu a ABC entre 1967 e 1981 e que, em 1993, tornou-se presidente emérito, em homenagem póstuma.

O PAPL já foi apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em períodos diferentes. Após a edição de 2019, o programa foi descontinuado por falta de apoio financeiro, ainda que sempre atraísse muitos jovens interessados.




Programa Aristides Pacheco Leão vai garantir bolsas de estágio em laboratórios de excelência para 50 jovens estudantes de todo o Brasil a partir do verão de 2023 (imagem: divulgação)

O PAPL já apoiou, aproximadamente, 750 estudantes de graduação de todas as instituições de pesquisa e ensino do Brasil. Um grande número desses estudantes manteve-se na vida acadêmica, dedicando-se à pesquisa em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e pós-doutorado, em seus Estados de origem ou em outros Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, inclusive no exterior. Alguns são, hoje, docentes e bolsistas de pesquisa do CNPq.

Parceria com a FAPESP

Um acordo entre a ABC e a FAPESP, a ser lançado na quinta-feira, dará nova dimensão ao PAPL por um período de cinco anos, renováveis por mais cinco. Na nova versão do Programa Aristides Pacheco Leão para Vocações Científicas (PAPL/ABC – FAPESP), o programa ampliou o número de bolsas e agora contempla todas as áreas do conhecimento no âmbito da ABC. O acordo prevê que, a cada ano, 50 alunos de graduação poderão estagiar durante as férias de verão em laboratórios liderados por membros titulares da Academia.

O público-alvo, portanto, são estudantes vocacionados para as ciências de todas as instituições de ensino e pesquisa do Brasil, que terão a oportunidade de estagiar até 50 dias em laboratórios de excelência.

A ABC espera que, com o exemplo da FAPESP, fundações de amparo à pesquisa (FAPs) de outros Estados participem do PAPL, ampliando exponencialmente o número de jovens sendo formados para a ciência e ampliando o intercâmbio de conhecimentos científicos entre todas as regiões do país.

O funcionamento Os membros titulares da ABC de todo o país interessados em receber bolsistas deverão se cadastrar na ABC e no sistema da FAPESP, cujo link será divulgado em breve. A lista de nomes ficará disponível para que os estudantes possam entrar em contato com o pesquisador de interesse e, então, elaborar uma proposta de treinamento científico.

Os candidatos devem ser alunos de cursos de graduação, regularmente matriculados em cursos das diferentes áreas do conhecimento e de todos os Estados brasileiros. É obrigatório que os alunos estejam vinculados a programas de Iniciação Científica (com ou sem bolsa) em suas instituições, já tendo comprovado assim seu interesse e motivação para atuar em projetos de pesquisa.

O programa PAPL em parceria entre a FAPESP e a ABC também inova ao oferecer 50 bolsas na modalidade EVC no total de R$ 5 milhões, para subsidiar o transporte, a estadia e a realização do estágio.

Para o diretor científico da FAPESP, Luiz Eugênio Mello, que é membro titular da ABC, o estímulo a jovens talentos é um importante pilar dessa iniciativa. “Parear jovens brilhantes com cientistas destacados é uma ideia que a ABC já executou antes e com muito sucesso. Para a FAPESP, poder retomar essa ação é uma oportunidade com potencial transformador. A participação da FAPESP no PAPL valoriza a excelência que temos no Brasil e faz parte de uma estratégia de ampliação de nossa interação dentro do país”, ressaltou.

“A ABC e a FAPESP têm como objetivo comum difundir a ideia de que a ciência é um fator fundamental para o desenvolvimento social e tecnológico do país. O Brasil precisa muito de jovens cientistas integrando nossa rede de produção e aplicação de conhecimento”, disse o presidente da ABC, Luiz Davidovich.

O lançamento da nova versão do programa será realizado em evento na quinta-feira (02/12), às 18h30 e será transmitido pela pelo canal da ABC no YouTube.

O histórico do programa e os depoimentos de participantes de versões anteriores estão disponíveis em: www.abc.org.br/nacional/programas-cientificos-nacionais/programa-aristides-pacheco-leao/.




Autor: FAPESP
Fonte: FAPESP
Sítio Online da Publicação: FAPESP
Data: 29/11/2021
Publicação Original: https://agencia.fapesp.br/fapesp-apoiara-a-retomada-de-programa-de-estimulo-a-vocacoes-cientificas-da-abc/37420/

Nenhum comentário:

Postar um comentário