sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Bióloga apoiada pelo ‘Doutor Empreendedor' desenvolve Florais de Bach em creme


O programa Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação, da FAPERJ, busca fomentar a criação de empresas com base no conhecimento científico e/ou tecnológico por doutores residentes no Estado do Rio de Janeiro. Podem submeter propostas ao edital pesquisadores com grau de doutor em programas de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou doutorandos que já estejam qualificados.

Foi com seu inovador projeto intitulado "Ciência e inovação unidas pela saúde mental: o produto que faltava para posicionar a Terapia Floral de Bach como líder no mercado de saúde e bem-estar” que a bióloga e terapeuta floral Simone Dealtry, doutora em Microbiologia pela Universidade Técnica de Brausnchweig, na Alemanha, obteve apoio da FAPERJ e fundou a Lokram.

Simone foi uma das 50 contempladas nos editais de 2019, 2021 e 2022 convidadas a participar do evento promovido pela Diretoria de Tecnologia da FAPERJ para fazer um balanço do programa. O encontro, que aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro, teve o objetivo de reunir críticas e sugestões dos Doutores Empreendedores, além de ideias que possam ajudar a construir as futuras edições do programa. 

Simone também estava entre os 22 favorecidos na última edição do edital, que apresentaram seus projetos no demoday durante a Rio Innovation Week, maior feira de tecnologia da América Latina, que aconteceu de 3 e 6 de outubro no Rio de Janeiro. “O encontro promovido pela Faperj proporcionou muita troca entre os participantes. Ao final, criamos até um grupo de mensagens”, conta Simone. Ela comemorou muito sua participação no evento de inovação, onde o ambiente era propício ao networking.

A ideia do produto inovador – os florais de Bach em creme – surgiu a partir de uma situação vivida por Simone. “Acredito que as dificuldades acontecem na nossa vida para revelar nossa verdadeira missão”, diz a empreendedora. Especializada em Microbiologia vinculada a aspectos ambientais, como biorremediação de biofiltros contaminados por pesticidas, ou na compostagem e tratamento mecânico-biológico para a biodigestão de resíduos sólidos urbanos para geração de biofertilizantes e de biogás, Simone mudou seu foco para a área de Ciências da Saúde a partir do nascimento de seu segundo filho.

Ao regressar do doutorado em Microbiologia na Universidade Técnica de Braunschweig, Alemanha, em 2014, ela iniciou o pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). “Achava que a vivência acadêmica, a publicação de artigos, não era suficiente para mim. Eu queria que meus estudos gerassem algo de concreto para a sociedade”, explica Simone.

No ano de 2019, nasceu seu segundo filho, Lorenzo, com um intervalo de apenas 2,5 anos do primogênito, Arthur. “Foi um momento difícil para mim, com duas crianças pequenas para cuidar, e, para evitar uma depressão pós-parto, comecei a me tratar com os florais de Bach”, revela. No ano seguinte, Simone concluiu sua formação como Terapeuta Floral de Bach, unindo ciência e terapias integrativas, com o objetivo de fornecer dados científicos que demonstrem a eficácia da terapia floral de Bach na saúde física, mental e emocional.


Autor: Faperj 
Fonte: Faperj 
Sítio Online da Publicação: Faperj 
Data: 07/12/2023
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=441.7.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário