sábado, 2 de dezembro de 2023

FAPERJ se prepara para lançar editais inéditos em 2024


serão definidos de acordo com o número de escolas públicas da Educação Básica participantes.

Confira aqui outros detalhes dos programas inéditos:

Apoio às Cientistas Mães

O edital de “Apoio às Cientistas Mães, com vínculo em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do estado do Rio de Janeiro” será voltado a pesquisadoras que se tornaram mães nos últimos seis anos, incluindo aquelas com filhos adotivos. O apoio será na forma de auxílio à pesquisa no valor de R$ 120 mil.

Serão contempladas, ao menos, 21 propostas, distribuídas para cada um dos Colégios estabelecidos pela Capes: Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

Apoio ao Cientista com Deficiência

Já o “Programa de Apoio ao Cientista com Deficiência” terá como foco os pesquisadores, com título de doutor, que apresentem condição de deficiência, congênita ou adquirida, e tenham vínculo empregatício ou funcional (docentes ou técnicos-administrativos) com instituições públicas ou privadas de ensino e/ou pesquisa do estado do Rio de Janeiro.

A chamada prevê a oferta de auxílio no valor de R$ 120 mil. Os recursos poderão ser utilizados para o estabelecimento e melhoria de infraestrutura, para despesas de custeio e capital previstas nos projetos apresentados.

Serão contempladas, ao menos, 15 propostas, distribuídas para cada um dos Colégios estabelecidos pela Capes: Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

O pesquisador proponente poderá solicitar, ainda, uma bolsa de Iniciação Científica (IC) para estudantes pertencentes a Instituições de Ciência e Tecnologia, onde será desenvolvido o projeto, ou uma bolsa de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT).

Autor: Faperj 

Fonte: Faperj 

Sítio Online da Publicação: https://www.faperj.br/?id=450.7.8

Data: 02/12/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário