quarta-feira, 30 de abril de 2025

Este é o papagaio Drácula, o pássaro gótico da Nova Guiné


Tem um grito sinistro que “assusta” a calmaria da floresta tropical ecoando como um aviso para um evento fantasmagórico, mas é frugívero

Ao contrário da maioria dos papagaios, que possuem uma plumagem exuberante de cores variadas, o papagaio Drácula tem um visual mais “gótico” e sóbrio. É preto, tem uma faixa vermelha cor de sangue no peito e a sua aparência lembra um corvo ou um abutre, mas pasme-se: as suas comidas favoritas são figos, flores e néctar, por isso a frase quem vê caras não vê corações assenta que nem uma luva a este pássaro. Conhecido cientificamente como Psittrichas fulgidus ganhou o nome popular de Drácula porque as penas pretas e o peite vermelho lembra o famoso personagem dos filmes de terror.

Segundo um artigo da LiveScience atingem cerca de 46 centímetros de comprimento e pesam entre 600 e 800 gramas. Podem viver entre 20 e 40 anos. Os machos adultos apresentam manchas vermelhas atrás dos olhos, o que os distingue das fêmeas.

O seu grito, oiça-o aqui, é estridente parecendo um predador implacável, mas é frugívoro. Segundo a mesma fonte, este som incomum talvez tenha evoluído como forma de comunicação na densa floresta da Nova Guiné e, possivelmente para discutir com os companheiros potenciais ameaças.

Esses papagaios são relativamente raros e vivem em grupos pequenos, voando silenciosamente pelas copas das árvores. Diferente de muitos outros papagaios, não usam tanto a força do bico para abrir sementes duras; este é mais adaptado para perfurar frutas macias.

Infelizmente, o papagaio Drácula enfrenta ameaças como a perda de habitat e a caça ilegal. Apesar disso, a espécie ainda é considerada “quase ameaçada” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o que reforça a necessidade de esforços de conservação para proteger essas aves tão únicas.


Autor: sustentix
Fonte: sustentix
Sítio Online da Publicação: sustentix
Data: 26/04/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário