quinta-feira, 4 de abril de 2019

Olhos sofrem com o ar mais seco no outono; veja sintomas e quais problemas eles podem indicar



O uso de colírio lubrificante, que deve ser feito com indicação médica, ajuda a limpar a superfície do olho — Foto: Shutterstock


Os dias mais frescos, que chegam com o outono, trazem a necessidade de reforçar cuidados para manter a saúde dos olhos. A diminuição da temperatura e da umidade do ar nessa época deixa o ambiente mais seco, podendo levar ao ressecamento ocular e ao aparecimento de problemas.


“A saúde dos olhos é mantida por meio da lágrima e de algumas glândulas de gordura em volta dos cílios. Se o ar está mais seco, há uma tendência a alterações na qualidade ou quantidade de lágrimas, causando ressecamento, que pode levar ao aparecimento de doenças”, explica o oftalmologista Gustavo Bonfadini, diretor médico do Banco de Olhos do Rio de Janeiro.



Médica em Petrópolis analisa suspeita de conjutivite — Foto: Divulgação/Ascom Petrópolis/Arquivo


Um dos problemas que se agravam nessa estação é a síndrome do olho seco, ocasionada por uma combinação de fatores. Quem já é propenso a alergias (rinites, sinusites e dermatites de contato, por exemplo) deve ficar atento. Sintomas como ardência, coceira e visão borrada que melhora ao piscar podem indicar essa condição, além de desconfortos após assistir à televisão, ler ou usar o computador.


“O poder de lubrificação do olho diminui no outono. Por isso, aparece um número maior de pacientes com olho seco nessa época. Mas é claro que existem pessoas com maior ou menor predisposição a desenvolver a doença. Geralmente, quem tem alergias tem olho seco, mas não necessariamente quem tem olho seco tem alergias”, ressalta o oftalmologista Aníbal Cunha, chefe de emergência do Instituto Brasileiro de Oftalmologia.


Para evitar esse tipo de problema, o ideal é manter a lubrificação ocular, feita com o uso de colírios próprios. “Vale a pena procurar o oftalmologista, porque existem vários tipos de colírio, alguns para olho moderado, outros para muito secos, e lágrimas artificiais. É interessante ter pelo menos uma indicação de qual o ideal para seu caso”, diz Bonfadini.


Outro cuidado é a higienização regular. Da mesma forma que chegamos da rua e lavamos as mãos, devemos limpar a região ocular. “Gotejar soro fisiológico dentro dos olhos remove poluentes acumulados. Também se pode usar água boricada até 2% ou mesmo água mineral sem gás, em temperatura mais fria. É um cuidado que você pode ter independentemente de consulta”, observa o oftalmologista Helder Costa Filho, secretário da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.



E as conjuntivites?



O ressecamento dos olhos no outono também pode favorecer o aparecimento de quadros de conjuntivite. Há dois tipos: a alérgica (quando o organismo entra em contato com algum tipo de substância, como poeira, que desencadeia a reação) ou infecciosa (causada por vírus, bactérias e fungos, todas contagiosas).


Como as pessoas costumam ficar mais resfriadas quando a temperatura despenca, por causa da baixa da imunidade, a conjuntivite mais comum é a viral, especialmente a causada pelo adenovírus, mesmo agente do resfriado. “O vírus ataca o organismo como um todo. O mesmo vírus que está atacando a garganta e o nariz ataca o olho, causando conjuntivite”, explica Cunha.


Os sintomas são vermelhidão, secreção e sensação de corpo estranho, isto é, de que há um incômodo permanente. Para evitar a conjuntivite, os médicos recomendam que as pessoas evitem coçar os olhos, especialmente se estiverem em locais públicos ou em um ambiente com outras pacientes com sintomas. “Coçar os olhos é a pior coisa que se pode fazer. No dia a dia, devemos tomar todos os cuidados de higienização, e evitar a todo custo coçar”, reforça Cunha.


As precauções


Veja como reforçar os cuidados com os olhos no outono:


Use soro fisiológico – ou colírio lubrificante, com indicação médica – para ajudar a limpar a superfície do olho
Adote medidas “antialergia” em casa, como arejar bem os ambientes, abrindo janelas
Mantenha o ar úmido com umidificadores ou vasilhas de água
Beba bastante água para manter a hidratação do corpo
Evite coçar a região. Se está com coceira, avise seu oftalmologista


Conjuntivite pode ser causada por vírus ou bactérias
Bem Estar




Conjuntivite pode ser causada por vírus ou bactérias


Saibas quais são as formas de transmissão e tratamento da conjuntivite
Bem Estar





Saibas quais são as formas de transmissão e tratamento da conjuntivite



Autor: G1 Saúde
Fonte: G1 Saúde
Sítio Online da Publicação: G1 Saúde
Data: 04/04/2019
Publicação Original: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/viva-voce/noticia/2019/04/04/olhos-sofrem-com-o-ar-mais-seco-no-outono-veja-sintomas-e-quais-problemas-eles-podem-indicar.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário