quarta-feira, 24 de abril de 2019

Farmacopeias jesuítas do século 18 são tema do Encontro às Quintas

“Farmacopeias jesuítas dos quatro cantos do mundo (século 18)” será o tema da próxima edição do Encontro às Quintas, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). A apresentação da pesquisadora Ana Carolina Viotti, pós-doc do PPGHCS, será realizada no dia 25/04, às 10h, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ). O evento é aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Em sua palestra, Ana Carolina Viotti vai explorar a experiência dos religiosos da Companhia de Jesus na manipulação, criação e aplicação de remédios, registradas em quatro coleções de receitas produzidas no aquém e no além mar. “Das múltiplas frentes de ação dos inacianos entre os séculos 16 e 18, salta aos olhos sua atuação, para além das atividades missionárias, na criação e manutenção de boticas e santas casas em locais onde os médicos e boticários especializados dificilmente eram encontrados”, explica.

De acordo com a pesquisadora, em lugares diferentes como Paraguai, Brasil, Macau e Goa, são fartos os registros sobre o cuidado que disponibilizavam aos habitantes também no âmbito “corporal”, desenvolvendo, fabricando, aplicando, distribuindo e comercializando toda sorte de medicamentos nesses estabelecimentos de saúde. Ana Carolina Viotti debaterá também a ampla rede de informações e conhecimento produzida e transmitida entre os membros da Ordem e os caminhos que a historiografia tem apresentado para tratar desse universo que mesclava as matérias do corpo e da alma.

Encontro às Quintas

Coordenação: Tânia Salgado Pimenta
Tema: Farmacopeias jesuítas dos quatro cantos do mundo (século 18)
Convidada: Ana Carolina Viotti (PPGHCS)
Data: 25/04
Horário: 10h
Local: Salão de Conferência – Prédio CDHS
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos (Rio de Janeiro-RJ)
Informações: (21) 3882-9095 | E-mail: historiasaude@coc.fiocruz.br




Autor: COC/Fiocruz
Fonte: Fiocruz
Sítio Online da Publicação: Fiocruz
Data: 22/04/2019
Publicação Original: https://portal.fiocruz.br/noticia/farmacopeias-jesuitas-do-seculo-18-sao-tema-do-encontro-quintas

Nenhum comentário:

Postar um comentário