terça-feira, 16 de abril de 2019

O que acontece quando cientistas implantam genes humanos em cérebros de macacos



Cientistas chineses afirmam ter inserido genes do cérebro humano em macacos — Foto: BBC


Macacos dotados de inteligência humana reivindicam seu lugar na Terra. Talvez você já tenha visto esse enredo na saga ‘Planeta dos Macacos’.


Agora, pela primeira vista, o roteiro parece ter se tornado realidade. Veja o vídeo


Cientistas chineses afirmam ter inserido genes do cérebro humano em macacos. O experimento envolveu injetar cópias humanas do gene MCPH1 em embriões de macacos por meio de um vírus que carregava esse gene.


Acredita-se que o MCPH1 desempenhe um papel importante no desenvolvimento do cérebro.


Os macacos 'transgênicos' ficaram mais inteligentes e seus cérebros também demoraram mais a se desenvolver, exatamente como os dos humanos.


No entanto, seus cérebros não aumentaram de tamanho. Além disso, apenas cinco dos 11 macacos sobreviveram ao experimento.


Os cientistas dizem que não há motivo para preocupações éticas, porque o macaco 'transgênico' é diferente geneticamente dos humanos. Mas muitos discordam.


"Os macacos são indivíduos altamente sensíveis, capazes de experimentar sofrimento e angústia. Eles continuam a pagar um preço alto pela curiosidade humana", disse a RSPCA, entidade britânica de proteção aos animais.


O objetivo do estudo é descobrir por que os cérebros humanos aumentam de tamanho e são mais potentes do que os dos macacos, que compartilham 98% dos nossos genes.


Ou seja, os cientistas querem entender quais genes nos tornam mais inteligentes.




Autor: BBC
Fonte: G1 Saúde
Sítio Online da Publicação: G1 Saúde
Data: 16/04/2019
Publicação Original: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/04/16/o-que-acontece-quando-cientistas-implantam-genes-humanos-em-cerebros-de-macacos.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário