quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Seminário ‘Derramamento de Petróleo e Impactos na Saúde’ acontece na Fiocruz Bahia

Será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, na Fiocruz Bahia, o Seminário Derramamento de Petróleo e Impactos na Saúde. A programação acontece no Pavilhão Aluízio Prata, das 9h às 12h e 13h30 às 16h30. O evento É promovido pela diretoria do Instituto Gonçalo Moniz em parceria com instâncias governamentais e instituições de ensino e pesquisa, visa discutir junto à comunidade, os impactos causados à saúde e ao meio ambiente, e como seus desdobramentos têm afetado a população.

Desde o final de agosto, quando foram identificados os primeiros vestígios do derramamento, cerca de 2.500 km do litoral nordestino foram atingidos, sendo a Bahia o território mais afetado. Diante da incerteza sobre a evolução das manchas, o seminário propõe o diálogo entre as diferentes esferas governamentais, instituições de pesquisa e universidades, além de trabalhadores e representantes das comunidades que têm sofrido com o desastre ambiental.

Com o objetivo de propor ações que possam ajudar a sanar esses problemas a curto, médio e longo prazo, a programação irá abordar temáticas como: técnicas de contenção do óleo, impactos na vida marinha, impactos na geração de renda e a atuação dos órgãos competentes diante do desastre.

A atividade será realizada em parceria da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), além da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) e da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast).

Confira a programação:









Autor: IGM/Fiocruz Bahia
Fonte: Fiocruz
Sítio Online da Publicação: Fiocruz
Data: 10/12/2019
Publicação Original: https://portal.fiocruz.br/noticia/seminario-derramamento-de-petroleo-e-impactos-na-saude-acontece-na-fiocruz-bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário