O colóquio tem apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPAAPS/Fiocruz) e da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz (VPPCB/Fiocruz). A mesa de abertura, dia 2 de dezembro, às 13h30, terá presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, do diretor da Ensp, Hermano Castro, e do deputado Federal Alessandro Molon.
As demais mesas do evento abordarão Saúde, trabalho e ambiente na formação em Saúde Pública, Equidade e iniquidades em saúde da América Latina, Redes Colaborativas em Saúde, Pesquisa Clínica em Saúde Pública e as Estratégias e Práticas de formação em Saúde Pública.
O diretor da Ensp, Hermano Castro, reforça que a formação em saúde, as questões ambientais e a pesquisa serão fortemente debatidas no colóquio. “É importante destacar o papel da Fiocruz e da Ensp na Rede de Escolas de Saúde Pública. O momento que vivemos na América Latina e o conjunto de diferenças políticas apontam para alguns retrocessos e dificuldades nos sistemas de saúde e na formação. O colóquio é um espaço para diagnosticarmos esse cenário e trabalharmos em redes no futuro”.
“Debateremos questões presentes na pauta da nossa instituição e dos países vizinhos relacionada à Educação e Saúde. O colóquio já faz parte do calendário da Ensp e trata-se de um evento muito intenso, com discussões ricas que trazem aprendizado interessante e revigorante para todos. O objetivo é reunir nossos parceiros e, juntos, encontrarmos caminhos para uma formação em Saúde de qualidade e que, de fato, traga impacto na melhoria de vida e saúde da população dos países latino-americanos”, afirmou a vice-diretora de Escola de Governo em Saúde da Ensp, Rosa Souza.
Autor: Ensp/Fiocruz
Fonte: Fiocruz
Sítio Online da Publicação: Fiocruz
Data: 29/11/2019
Publicação Original: https://portal.fiocruz.br/noticia/encontro-latino-americano-debatera-formacao-em-saude-publica
Nenhum comentário:
Postar um comentário