sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Usina solar “vertical” será instalada em barragem nos Alpes a 2.500 metros de altura



Um projeto proposto pela empresa suíça Axpo prevê a instalação de uma usina solar vertical com 2 Megawatts de capacidade em uma barragem hidrelétrica no país.

Com mais de 1 km de extensão, a barragem do Lago Muttsee é maior de toda a Europa e está situada a uma altitude de quase 2.500 metros do nível do mar.

Segundo a empresa, as 6.000 placas de energia solar fotovoltaica serão fixadas em uma área de 10 mil m² da parede da barragem.

A sua posição não será exatamente vertical e seguirá a inclinação da obra, com ângulos de 77° para a faixa de placas superiores e 55° na faixa inferior.

De acordo com os responsáveis, o local apresenta fatores ideais para a construção do projeto, que terá uma capacidade de produção anual estimada de 2,7 Gigawatts-hora.

As temperaturas mais baixas, que aumentam o desempenho das placas, o efeito reflexivo da neve e a ausência de neblina são algumas das condições favoráveis apontadas.

Fora isso, a barragem está voltada ao sul, posição ideal para a instalação de placas solares em países do hemisfério Norte, sendo o contrário em países do hemisfério austral, como o Brasil.

O projeto também poderá aproveitar a rede de transmissão já existente da hidrelétrica, a Linthal 2015, como no caso da usina solar flutuante de Sobradinho, inaugurada este ano.

Durante o inverno, a produção de energia na Suíça é significativamente menor do que o seu consumo, o que levou o governo do país a apostar em fontes de energia renováveis em seu plano energético para 2050.

Várias usinas solares foram construídas no planalto suíço durantes os últimos anos, mas a sua capacidade de produção ainda não foi suficiente para resolver a queda de produção no inverno.

Embora a baixa capacidade do projeto piloto da Axpo não torne a usina uma solução em si, ela servirá como base de avaliação para o potencial de geração nessa região do país, abrindo caminho para projetos maiores.

Teoricamente, o potencial existe e foi divulgado em um recente estudo realizado pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia.

Segundo a Swisssolar, associação solar fotovoltaica da Suíça, o país precisa de 50 Gigawatts de nova capacidade solar instalada para atender seu consumo de forma sustentável no futuro.

A usina solar vertical da Axpo pode ser uma luz para guiar essa transformação energética do país.


in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/12/2019



Autor: Ruy Fontes – Agência #movidos
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 13/12/2019
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2019/12/13/usina-solar-vertical-sera-instalada-em-barragem-nos-alpes-a-2-500-metros-de-altura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário