Em atividade na escola, alunos tiveram contato com o livro, identificaram as plantas no entorno e criaram um mural Panc (Fotos: Maria Beatriz de Castro)
Livro derivado do projeto multidisciplinar “Criança Verde é Legal”, do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), difunde conceitos relacionados aos direitos, saúde, nutrição e sustentabilidade. Dividida em sete capítulos, a obra traça um panorama sobre a interação entre alimentação, nutrição, segurança alimentar e nutricional e biodiversidade; resgata a alimentação de comunidades tradicionais, e aponta as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc), como sugestão para estratégias de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, estimula o uso de espaços urbanos para cultivo de hortas, as habilidades culinárias e a adoção de receitas familiares, além de alertar quanto à necessidade de se evitar o desperdício.
Para a nutricionista e epidemiologista, professora associada em Nutrição e Saúde Pública do INJC, Maria Beatriz Trindade de Castro, diante das consequências das mudanças climáticas e do sistema alimentar hegemônico sobre a má nutrição, que envolve a desnutrição, o excesso de peso e as carências nutricionais, é cada vez mais urgente envolver as crianças e a população em geral nos temas ambientais rumo a um mundo que inclua uma alimentação sustentável. Com uma linguagem acessível e de forma lúdica, o grupo do projeto, que conta com pesquisadores e alunos da graduação e pós-graduação, introduz discussões sobre a importância do verde com crianças e adolescentes de escolas municipais e creches comunitárias do Rio de Janeiro.
Por meio do mapeamento do ambiente no entorno da escola, a equipe sugere o resgate da utilização das Panc na alimentação cotidiana, frente ao elevado consumo de ultraprocessados, e estimula o debate sobre o aproveitamento integral e a produção e o correto destino do lixo doméstico. O livro busca otimizar espaços para o cultivo de hortas, como a importância do aproveitamento dos canteiros abandonados e apresenta receitas a partir do emprego de Panc. Além de Maria Beatriz, que coordena estágios em comunidades vulneráveis, fazem parte da equipe do projeto as pesquisadoras Marla Ibrahim Uehbe de Oliveira, Amanda Rodrigues Amorim Adegboye, Maria Cecília Trindade de Castro, Andreia Andrade-Silva, Marianna Almeida Cunha de Azevedo Santos Maria Elza de Mattos Tobler Mastrangelo, Giovana Nigri e Juliana de Oliveira M. P. Ferreira. O segundo capítulo ficou sob a responsabilidade de Renata Sirimarco e Rute Costa; o terceiro foi escrito com a colaboração de Marta M. A. de Souza Santos: o quinto capítulo contou com a participação de Juliana de Oliveira Ramadas Rodrigues e Fernanda Bispo; e o sexto capítulo de Hellen Ataliba. Toda a concepção da obra - designer e pinturas de aquarela - foi realizada com alunos da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), respectivamente, Pedro Melo e Hannah Cunha, sob a orientação das professoras Nair de Paula Soares e Dalila Santos, em atividades do projeto oriundas da extensão.
Autor: Paula Guatimosim
Fonte: Faperj
Sítio Online da Publicação: Faperj
Data: 11/08/2023
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=369.7.4
Nenhum comentário:
Postar um comentário