segunda-feira, 16 de junho de 2025

Empresa cria app que faz análise à distância da composição corporal


Uma jovem empresa criada a partir do apoio da FAPERJ, por meio do edital Doutor Empreendedor, desenvolveu uma tecnologia inovadora, que utiliza a inteligência artificial para analisar, à distância, a composição corporal, por meio de fotos capturadas pelo celular, com alta precisão dos resultados. Trata-se do aplicativo Shaped, capaz de fornecer, de forma remota, prática e econômica, dados como os percentuais de gordura, de massa gorda e magra, e os perímetros corporais da pessoa analisada (circunferências de braço, cintura e quadril).

O app é destinado a trabalhadores da Saúde, como nutricionistas, profissionais da Educação Física, fisioterapeutas e médicos, que podem assinar o serviço e utilizar a ferramenta online para mensurar os dados corporais dos seus pacientes. “O software se integra a imagens capturadas por smartphones, possibilitando a realização de avaliações remotas. Ele abre novas perspectivas para a democratização do monitoramento da saúde ao oferecer uma ferramenta precisa, de baixo custo e de fácil acesso, para tornar essas avaliações mais acessíveis a uma ampla faixa da população. Além disso, estamos desenvolvendo novos algoritmos para a predição de doenças crônicas, com base em grandes volumes de dados coletados por meio da plataforma”, explicou o sócio-fundador da startup Shaped, Luiz Lannes.

A ideia de fundar a empresa surgiu quando ele era aluno de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGN/UFRJ), e desenvolvia seu projeto de pesquisa sob orientação da professora e nutricionista Anna Paola Pierucci, coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento de Alimentos para Fins Especiais e Educacionais (LabDAFEE). Ela desenvolve seus estudos por meio do programa Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, e o laboratório vem recebendo, ao longo dos anos, recursos da Fundação para melhorias de infraestrutura. “Nós trabalhávamos em uma pesquisa sobre a saúde de atletas de elite, que tinham dificuldades de comparecer aos testes presenciais para avaliação física. Durante o isolamento social na pandemia, senti uma necessidade maior ainda de criar um meio de mensurar a composição corporal deles de forma remota”, resumiu Lannes.

Partindo dessa necessidade, ele se associou ao engenheiro Gabriel Bandeira Holanda, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), para criar o algoritmo do Shaped, capaz de interpretar imagens capturadas por dispositivos móveis. “Gabriel desenvolveu, especialmente para a nossa empresa, um software que utiliza algoritmos de Inteligência Artificial, pelo qual o profissional de saúde cadastra os pacientes e estes tiram a foto em casa, fornecendo instantaneamente a avaliação, com dados sobre massa magra, massa gorda e os perímetros corporais. Mais de cinco mil pacientes já foram analisados”, contou Lannes. “Resolvi criar a empresa Shaped assim que fui contemplado no edital Doutor Empreendedor, da FAPERJ, em 2019. Foi a grande motivação para começar a empreender nesse ramo”, detalhou.



Autor: faperj
Fonte: faperj
Sítio Online da Publicação: faperj
Data: 05/06/2025
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=764.7.5


Nenhum comentário:

Postar um comentário