quinta-feira, 5 de junho de 2025

Um asteróide do tamanho da Torre Eiffel passará perto da Terra nesta quinta-feira


Esta rocha espacial, comparável em dimensões à Torre Eiffel ou à ponte Golden Gate de São Francisco, não representa qualquer perigo para a humanidade. No entanto, a sua passagem próxima é classificada como "pouco frequente" pela Agência Espacial Europeia, precisamente devido à sua envergadura. Objectos deste calibre não visitam a nossa vizinhança estelar todos os dias.

ObjeCto potencialmente perigoso
A sua classificação como "objeto potencialmente perigoso" pela NASA não implica um risco imediato, mas responde a critérios técnicos: qualquer objecto com mais de 150 metros que passe a menos de 7,4 milhões de quilómetros entra nessa categoria devido ao seu potencial destrutivo em caso de impacto.

Um dado ainda mais inquietante: se uma rocha com estas características colidir com o nosso planeta, os efeitos podem ser devastadores à escala regional. Para ilustrar isso, basta lembrar o Evento de Tunguska, ocorrido em 1908, quando um asteróide de apenas 40 metros explodiu sobre a Sibéria, devastando 2.000 km² de floresta e derrubando 80 milhões de árvores. Em contraste, o 2008 DG5 poderia multiplicar esse poder destrutivo várias vezes.

O asteróide pertence à família Apolo, um grupo de objectos cujas órbitas cruzam a da Terra, tornando-os particularmente interessantes para a astronomia. Descoberto em 2008 pelo Catalina Sky Survey, perto de Tucson, Arizona, este corpo celeste completa uma volta ao redor do Sol a cada 514 dias. Embora o seu próximo encontro próximo com o nosso planeta só ocorra em 2032, a sua presença já gerou interesse tanto nas comunidades científicas como no público em geral.



Autor: nationalgeographic
Fonte: nationalgeographic
Sítio Online da Publicação: nationalgeographic
Data: 04/06/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário