quarta-feira, 25 de junho de 2025



Em 2024, pesquisadores de Harvard e especialistas em IA do Google mapearam um milímetro cúbico do cérebro humano na maior reconstrução 3D de uma parte desse órgão já realizada até hoje. Como resultado do experimento, obtiveram 1,4 petabytes (PB) de dados, ou seja, 1.400 terabytes (TB), o equivalente a baixar 14.000 filmes em 4K.

Mapeando as camadas do cérebro
No blog, o Google explica que, para esse experimento, foi usada uma amostra de cérebro de 3 mm de comprimento doada por uma mulher com epilepsia. Os pesquisadores coletaram milhares de imagens transversais ultrafinas dessa amostra. Em seguida, o Google construiu um modelo 3D interativo do tecido cerebral utilizando ferramentas avançadas de IA.

A amostra continha aproximadamente 50 mil células, 230 mm de vasos sanguíneos e cerca de 150 milhões de sinapses, ou seja, conexões onde os neurônios se encontram e trocam informações entre si. O mapa 3D mostra detalhadamente as fibras e células cerebrais. Trata-se de um marco importante, pois representa um passo a mais na tentativa de compreender melhor como funciona o cérebro humano.

Autor: terra
Fonte: terra
Sítio Online da Publicação: terra
Data: 11/06/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário