Encontro internacional será on-line e já está com inscrições abertas – Foto: Freepik
A USP realizará, entre os dias 4 e 8 de agosto, o II EIS:N – II Encontro de Informação e Saúde: Neurodiversidade. O evento é organizado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e faz parte da programação oficial do “XI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI2025)”. A conferência ocorrerá de forma virtual e serão emitidos certificados de participação. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento.
O encontro tem como objetivo aprofundar o diálogo sobre inclusão, inovação tecnológica e práticas de cuidados em saúde mental voltadas à população neurodivergente, incluindo pessoas autistas, com TDAH, dislexia e outras condições.
Com uma proposta interdisciplinar, o evento contará com a participação de renomados pesquisadores, profissionais da saúde, educadores, desenvolvedores, ativistas e, especialmente, pessoas neurodivergentes do Brasil e de diversas partes do mundo.
Homem branco, com barba cerrada e usando óculos arredondados
Gabriel Cirino, responsável por desenvolver a startup Braine – Foto: FEA/USP
Segundo Gabriel Cirino, idealizador do EIS:N, neuropsicanalista computacional e doutorando em Ciência da Informação na ECA, o congresso é um chamado coletivo para transformar dor em dado, silêncio em sistema e exclusão em cuidado. “Reunimos ciência, tecnologia e humanidade para redesenhar o futuro da saúde mental a partir da escuta ativa das pessoas neurodivergentes. A Universidade precisa ser território de travessia, onde informação vira inclusão, e inovação nasce do encontro”, declara Cirino.
A iniciativa é liderada pela startup Braine – Brazilian Al for Neurodiversity, incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), que auxilia no diagnóstico e acompanhamento de autismo por inteligência artificial, em parceria com o Observatório do Mercado de Trabalho do Profissional da Informação na Era Digital (CNPq/ECA), com colaborações científicas internacionais do Citcem (Universidade do Porto, Portugal), Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTI), da Universidade Federal da Paraíba, e outras instituições parceiras.
Segundo Bruna Scheffelmeier, organizadora do evento, a missão do congresso é reforçar o compromisso social da USP com inovação e inclusão. “Nossa missão é ampliar o acesso ao conhecimento e acelerar soluções baseadas em evidências para o cuidado neurodiverso, reforçando o compromisso social da Universidade com inovação responsável e inclusiva”, destaca Bruna. As inscrições estão abertas.
Confira os destaques da programação
4/8 (segunda-feira)
Arquiteturas Cognitivas: Design, Inclusão e Fluxos de Informação
Alex Soares, prof. Lucelmo Lacerda, dra. Lizzie Shephard e Gabriel Cirino
5/8 (terça-feira)
Cartografias do Sentir: Práticas Lúdicas, Narrativas Subjetivas e Curadoria do Cuidado
Angelita Fülle, Israel Soares, Victória Pereira, Matheus Carvalho e Milene da Silva Franco
6/8 (quarta-feira)
Ecossistemas Informacionais: Pesquisa, Autogestão e Inteligência Coletiva
Daniele Pendeza & Lucas Pontes, Letícia Fornaciari, Leiliane Furtado, Bruna Scheffelmeier e Maria Santana
7/8 (quinta-feira)
Linguagens do Cuidado: Comunicação, Estética e Mediação de Diversidades
Sandra Fantin, Rodrigo Guimarães, Tatiane André e Robson Rebechi
8/8 (sexta-feira)
Algoritmos da Ética: Compliance, Inteligência Artificial e Governança do Cuidado Mental
Gabriel Brigato Ramos, dra. Cristiana Rocca, dr. André Fujita e Fernanda Praxedes
Mais informações: https://neurodiversidade.braine.digital/
Autor: jornal.usp
Fonte: jornal.usp
Sítio Online da Publicação: jornal.usp
Data: 22/07/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário