Na sequência, às 9h45, haverá uma roda de conversa sobre equidade de gênero com a participação das vice-presidentes da Fiocruz: Marly Marques Cruz, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz); Alda Cruz, da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz); Priscila Ferraz, da Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz); e Maria de Lourdes Aguiar Oliveira, da Vice-Presidência de Saúde Global e Relações Internacionais (VSGRI/Fiocruz).
O diálogo entre as vice-presidentes vai abordar os desafios estruturais, trajetórias profissionais e estratégias institucionais para o fortalecimento da equidade de gênero nos espaços científicos, destacando o papel da Fiocruz na formação, na permanência e na valorização de mulheres e meninas na ciência. Está programada também a apresentação do Ballet Manguinhos, como parte também das atividades culturais da iniciativa Imersão no Verão.
Imersão no Verão
A Imersão no Verão, organizada pela Coordenação de Divulgação Cientifica, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), será encerrada no período da tarde com a tradicional foto na escadaria do Castelo. Será ali que as cerca de 150 estudantes selecionadas para a edição deste ano vão se despedir de três dias destinados a atividades científicas e culturais e experiências práticas proporcionadas por esse encontro que já entrou para o calendário da Fiocruz. Este ano, foram 40 atividades distribuídas em 13 unidades técnico-científicas do Rio de Janeiro. Segundo Cristina Araripe, coordenadora do Programa, as atividades envolveram mais de 210 mulheres, entre pesquisadoras e profissionais da saúde e pós-graduandas, de 13 unidades técnico-científicas.
Sobre a iniciativa
Comemorado em 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência mobiliza trabalhadoras de várias unidades técnico-científicas regionais e escritórios da Fundação. Desde 2019, quando teve início, as celebrações do Dia Internacional acontecem no Rio e em outras regionais da Fundação, com atividades variadas. A data foi instituída na Assembleia Geral da ONU para dar visibilidade ao trabalho das mulheres cientistas e incentivar jovens estudantes a seguirem carreiras científicas. Com esse ponto de partida, muitos países passaram a realizar ações de promoção e fortalecimento de políticas voltadas à equidade de gênero na ciência. Até o momento, a celebração já reuniu mais de 1.600 estudantes de diversos níveis de ensino nas unidades da Fundação em todo o país.
Imersão no Verão
Autor: fiocruzFonte: fiocruz
Sítio Online da Publicação: fiocruz
Data: 10/02/2026
Publicação Original: https://fiocruz.br/noticia/2026/02/roda-de-conversa-com-vice-presidentes-marca-celebracao-do-dia-internacional-das
Nenhum comentário:
Postar um comentário