terça-feira, 24 de outubro de 2017

Embrapa Cocais, UEMA e IFMA fecham texto de acordo de cooperação técnica para pesquisa e transferência de tecnologia


Neste mês, foi definido texto do acordo de cooperação técnico-científico e operacional entre Embrapa Cocais, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e instituto Federal do Maranhão - IFMA sobre o termo de cooperação técnico-científico e operacional entre as instituições para criação de Unidade de Pesquisa e Transferência de Tecnologia – UMIPTT em Balsas-MA. O texto irá para as respectivas áreas jurídicas para aprovação. A expectativa é de assinatura do acordo e inauguração da Unidade ainda este ano.
- Foto: Flávia Bessa


Nessa articulação da Embrapa, a escolha pelos parceiros iniciais IFMA e UEMA foi feita em função de já haver ações em conjunto consolidadas com essas instituições. Posteriormente, serão recepcionadas adesões de novas instituições do Maranhão.
A Unidade de Pesquisa e Transferência de Tecnologia – UMIPTT é a união de esforços entre a Embrapa e uma ou mais instituições parceiras de pesquisa, ensino, extensão e representação da sociedade, públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, com reconhecida atuação no interesse do desenvolvimento regional de um determinado território. O objetivo é o desenvolvimento regional sustentável de determinada região, uma aliança estratégica para o fortalecimento de arranjos produtivos locais e a delimitação territorial, de recursos humanos, financeiros e infraestrutura.
Segundo o Assessor da Diretoria Executiva de Transferência de Tecnologia – DETT, Apes Perera, “esse arranjo em rede promove a atuação da Embrapa e parceiros onde não estão presentes pela distância, sendo a Embrapa articuladora do processo. Além disso, traz simplicidade operacional e capacidade de adaptação a diferentes situações em diferentes regiões, com o benefício da conjugação de esforços e otimização de recursos financeiros e humanos e de infraestrutura. A demanda vem da articulação da sociedade local interessada e suas instituições regionais. No momento em que o País passa por uma crise econômica, não dá para esperar soluções, temos de ser criativos e apresentá-las”.
O acordo de parceria para a estruturação da UMIPTT é de simples cooperação, no qual cada uma das instituições envolvidas diz o que tem condições de aportar. Não há repasse financeiro. Os recursos são captados nas agências de fomento. “Como em todo acordo, cada um leva o que aportou. A gestão é feita por projeto, sendo a entidade máxima o Comitê de Gestão Estratégica e o Comitê Técnico Executivo, ambos formados por um membro de cada instituição parceira. O Regimento Interno, a ser criado, regerá as demais regras”, complementa Apes.
Para a chefe-geral da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, esse modelo de arranjo institucional amplia e fortalece a capacidade de atuação regional da Embrapa e parceiros. “No caso específico de Balsas, é uma aliança estratégica para o fortalecimento de arranjos produtivos e desenvolvimento territorial sustentável com inclusão produtiva e agregação de valor à agricultura familiar e ao agronegócio, promovendo a atuação em regiões onde a ciência e a tecnologia precisam estar mais fortemente presentes.
Os primeiros parceiros estão confiantes no sucesso da empreitada. Serão feitos portfólios dos especialistas das instituições envolvidas a partir dos projetos aprovados no âmbito do acordo. A professora da UEMA Rita Seabra tem a  expectativa de atender, junto com Embrapa e IFMA e de acordo com a expertise de cada uma, demandas locais no campo de conhecimento de cada uma. O diretor de inovação do IFMA, Rafael Mendonça, aposta que a iniciativa vai trazer desenvolvimento regional aliado ao fortalecimento da agricultura familiar.
Áreas de interesse – Segundo prospecção de pesquisadores da Embrapa, a UMIPTT deverá abarcar estudos em diversas áreas da agropecuária, passando pelos pequenos, médios e grandes produtores. Além da soja, que é o principal produto agrícola local, há potencial de crescimento para o cultivo de milho (especialmente o de safrinha) e algodão, além de desafios para a produção de arroz de terras altas, feijão-caupi e mandioca. Há, ainda, outras necessidades, como de boas práticas de manejo, de zoneamento/inteligência territorial e certificação ambiental, informações sobre risco climático, entre outras.
Mais sobre UMIPTT - Modelagem inovadora de arranjo territorial em rede com atuação em pesquisa e transferência de tecnologia que amplia e fortalece a capacidade de atuação regional da Embrapa. Esse compartilhamento pode ocorrer tanto nas dependências da Embrapa, recebendo os parceiros externos de outras Instituições, como nas dependências de outras instituições, recebendo pesquisadores da Embrapa, ampliando a capacidade de a Empresa desenvolver novas tecnologia e soluções. O objetivo é viabilizar soluções de pesquisa, aporte tecnológico e organização da produção, visando o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e nutricional, a geração de renda e bem-estar às famílias dos agricultores - especialmente os familiares -, indígenas, pescadores, comunidades remanescentes de quilombos e extrativistas da região.
Atualmente existem dois desses arranjos em funcionamento na Embrapa. Uma é a Unidade Mista de Pesquisa em Genômica Aplicada a Mudanças Climáticas - UMiP GenClima, fruto de parceria entre a Embrapa e a Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. A outra é a UMIPTT, fruto de acordo de cooperação técnica entre a Embrapa, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR e o Instituto Agronômico do Paraná - Iapar.
Flávia Bessa (MTb 4469/DF) 

Mais informações sobre o tema
Embrapa Cocais  Telefone: 98 3878-2222Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

DADOS DA NOTÍCIA

Autora: EmbrapaFonte: EmbrapaSítio Online da Publicação: Embrapa
Data de Publicação: 20/10/2017Publicação Original: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/29234667/embrapa-cocais-uema-e-ifma-fecham-texto-de-acordo-de-cooperacao-tecnica-para-pesquisa-e-transferencia-de-tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário