segunda-feira, 25 de junho de 2018

Primeiro teste de cirurgia ocular feita por robô foi um sucesso



Pesquisadores da Universidade de Oxford completaram o primeiro teste bemsucedido de cirurgia de retina assistida por robô. O estudo, patrocinado pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde, do Centro de Pesquisa Biomédica de Oxford, foi realizado no Hospital John Radcliffe, em Oxford, na Inglaterra, envolveu 12 pacientes e foi publicado na revista Nature Biomedical Engineering.


Em 2016, a Universidade de Oxford assinou um acordo com a companhia Preceyes para testar o sistema cirúrgico robótico da empresa. Uma equipe liderada pelo cirurgião oftalmologista e pesquisador Robert MacLaren iniciou os testes clínicos em humanos usando o Sistema Cirúrgico PRECEYES.


Metade dos pacientes foi selecionada aleatoriamente para ser submetida a uma cirurgia assistida por um robô e a outra metade para cirurgia manual padrão, com o objetivo de remover uma membrana da parte posterior do olho. Com auxílio do robô, o cirurgião foi capaz de realizar o procedimento com eficácia igual ou superior à abordagem manual tradicional. Na segunda fase do teste, a equipe usou o robô para inserir uma agulha fina sob a retina para dissolver o sangue em três pacientes que tinham degeneração macular relacionada à idade. Todos experimentaram melhora em sua visão.


Robert MacLaren, professor de oftalmologia da Universidade de Oxford, diz que o experimento assinala "um importante avanço para uma cirurgia delicada e tecnicamente difícil que, com o tempo, deve passar por uma melhora significativa nos aspectos de qualidade e segurança. O estudo também mostrou que o robô tem grande potencial para ampliar os limites do que podemos fazer atualmente. Nosso próximo passo será usar a o equipamento cirúrgico robótico para realizar uma inserção, precisa e minimamente traumática, de uma terapia gênica para a retina. Esta será outra conquista inédita, que deve começar no início de 2019."


Marc D de Smet, diretor médico da empresa holandesa de robótica médica Preceyes BV, que projetou e desenvolveu o sistema cirúrgico, disse que o teste " demonstrou e confirmou a segurança e a precisão do projeto, fornecendo precisão e estabilidade que estão além das capacidades humanas. É um pré-requisito que ultrapassa os limites das cirurgias existentes, e padroniza os procedimentos atuais."


A cirurgia envolveu a dissecção, em seis dos pacientes, da membrana epirretiniana e da membrana limitante interna sobre a mácula, região central da retina responsável pela boa acuidade visual, bem como a injeção de uma droga terapêutica (ativador do plasminogênio tecidual recombinante) sob a retina para deslocar o risco de hemorragia em três pacientes.




Autor: Scientific American Brasil
Fonte: Scientific American Brasil
Sítio Online da Publicação: Scientific American Brasil
Data de Publicação: 22/06/2018
Publicação Original: https://www2.uol.com.br/sciam/noticias/primeiro_teste_de_cirurgia_ocular_feita_por_robo_foi_um_sucesso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário