quinta-feira, 28 de junho de 2018

Mudanças Climáticas: População chinesa será mais exposta a ondas de calor ou temperaturas menos confortáveis

Institute of Atmospheric Physics, Chinese Academy of Sciences*

Uma das principais preocupações nos estudos de mudança climática é como as condições térmicas para o ambiente de vida dos seres humanos vão mudar no futuro. Em um artigo publicado recentemente na Atmospheric and Oceanic Science Letters , o professor GAO Xuejie, do Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências, e seus coautores tentam responder a essa pergunta com base em seu conjunto de alta resolução recentemente concluído e sem precedentes das simulações de alterações climáticas do século XXI. Essas simulações foram produzidas usando o modelo climático regional RegCM4, impulsionado por quatro simulações de modelos globais sobre a China – o país com a maior população do mundo.

O índice de temperatura efetiva (effective temperature – ET), que considera os efeitos agregados de temperatura, umidade relativa e vento na percepção térmica humana é usado na análise. “Com base nos valores de ET, classificamos a percepção térmica em diferentes categorias, variando de ‘muito quente’, ‘quente’, ‘quente’, ‘confortável’, ‘frio’, ‘frio’ e ‘muito frio’”, explica GAO.

Os autores descobriram que um aumento geral no ET no futuro leva a um grande aumento na exposição da população a dias muito quentes, um aumento de seis vezes na China em “pessoa-dia” até o final do século 21 sob o cenário RCP4.5. O maior aumento em pessoas-dia muito quentes é encontrado na região que se estende do vale do rio Yangtze ao norte da China, juntamente com as costas do sul e a bacia de Sichuan.

“Para ser mais específico”, diz o GAO, “o número de pessoas sem exposição a dias muito quentes cairá do atual número de 0,6 bilhão para 0,2 bilhão, enquanto aqueles com exposição a mais de 1 e 2 meses de muito dias quentes aumentarão de 2,7 milhões e zero para 165,7 e 22,7 milhões, respectivamente ”.

Enquanto isso, uma diminuição nas condições de dias confortáveis em 22% por pessoa-dia é encontrada, apesar de um aumento nos dias confortáveis baseados no clima (12%). Isso mostra que menos pessoas se beneficiarão das melhores condições térmicas. De fato, a população com mais de 2 meses de dias confortáveis até o final do século está projetada para ser apenas 55% do valor atual. Uma diminuição geral nos dias frios, frios e muito frios é encontrada, como esperado neste país dominado por condições térmicas frias.

“Assim, em geral, até mesmo um cenário de aquecimento de nível médio é encontrado para aumentar o estresse térmico sobre a China”, diz Gao, “embora haja uma forte dependência geográfica neste resultado”.

Referência

Gao, X. J., J. Wu, Y. Shi, J. Wu, Z. Han, D. F. Zhang, Y. Tong, R. K. Li, Y. Xu, and F. Giorgi, 2018. Future changes in thermal comfort conditions over China based on multi-RegCM4 simulations. Atmospheric and Oceanic Science Letters 11. doi: 10.1080/16742834.2018.1471578.
http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/16742834.2018.1471578


Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/06/2018



Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data de Publicação: 13/06/2018
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2018/06/13/mudancas-climaticas-populacao-chinesa-sera-mais-exposta-a-ondas-de-calor-ou-temperaturas-menos-confortaveis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário