quinta-feira, 28 de junho de 2018

Mais ações nos setores da indústria, transporte e construção são necessárias para atingir as metas climáticas de Paris

Potsdam Institute for Climate Impact Research (PIK)*

Energia do carvão versus energia solar e eólica – os debates sobre as metas climáticas de Paris geralmente se concentram no fornecimento de eletricidade.

No entanto, mesmo em um mundo de políticas climáticas rigorosas e uma geração de energia limpa, o uso remanescente de combustíveis fósseis na indústria, transporte e aquecimento em edifícios ainda poderia causar emissões de CO2 suficientes para pôr em perigo as metas climáticas acordadas pela comunidade internacional, uma comunidade internacional. equipe de pesquisadores encontra.


Devido às emissões residuais de combustíveis fósseis que permaneceriam mesmo com políticas climáticas rigorosas promulgadas a partir de 2020, as chamadas tecnologias de emissão negativa para remover o dióxido de carbono da atmosfera serão necessárias para cumprir o limite de 1,5 ° C. Crédito: PIK / Luderer & Wodinski. Imagem: ScienceDaily


Publicado em Nature Climate Change, o estudo é o primeiro a focalizar especificamente as emissões residuais de combustíveis fósseis de setores que não são tão facilmente descarbonizados quanto a geração de energia.

“Queríamos decifrar o que realmente faz a diferença em termos de orçamentos de carbono e emissões residuais. Para identificar gargalos cruciais de descarbonização em direção à estabilização de 1,5-2 ° C, focamos no papel das emissões de combustíveis fósseis que se originam em indústrias como cimento ou siderurgia, abastecemos nosso setor de transporte de carros a fretes e aviação para aquecimento de nossos prédios ” explica Shinichiro Fujimori, pesquisador do Instituto Nacional de Estudos Ambientais (NIES) e da Universidade de Kyoto, no Japão. “Esses setores são muito mais complicados de descarbonizar do que o nosso suprimento de energia, já que não existem opções óbvias disponíveis como a geração de eletricidade eólica e solar”.

Acontece que estas são as atividades que determinam crucialmente quanto dióxido de carbono será emitido dentro deste século; se e quanto o mundo terá que depender de emissões negativas e, em última instância, se as metas climáticas acordadas internacionalmente podem ser cumpridas.
Para o limite de temperatura de 1,5 ° C, as emissões negativas não são mais uma opção, mas uma necessidade

As metas de Paris de manter o aquecimento global bem abaixo de 2 ° C e possivelmente a 1,5 ° C implicam um limite apertado para as emissões cumulativas de CO2 até 2100. Para colocar isso em perspectiva: o orçamento remanescente para a meta de 1,5 ° C pode ser tão baixo quanto 200 Gigatons de CO2, o que está em contraste com os 4.000 Gigatons de CO2 que seriam emitidos se as tendências atuais continuarem.

Os esforços de mitigação prometidos até agora são inadequados para reduzir suficientemente as emissões. Isso gera preocupações sobre a crescente dependência de tecnologias incertas e potencialmente arriscadas para as chamadas emissões negativas de CO2, retirando gases de efeito estufa da atmosfera, ampliando, por exemplo, as plantações de bioenergia ou a captura e armazenamento de carbono (CCS).

Assim, os pesquisadores exploraram diferentes caminhos de descarbonização para as metas climáticas de Paris. Com resultados preocupantes: “Descobrimos que, mesmo com enormes esforços de todos os países, incluindo o fortalecimento antecipado e substancial das contribuições nacionais determinadas, os nossos cálculos mostram que as emissões residuais de carbono permanecerão em cerca de 1000 Gigatons de CO2” explica Gunnar Luderer, do Instituto Potsdam para Pesquisa sobre Impacto Climático (PIK, membro da Associação Leibniz), principal autor do estudo. “Esta parece ser uma extremidade inferior do que pode ser alcançado até mesmo com as políticas climáticas mais rigorosas, porque muitas das emissões residuais já estão presas ao sistema devido às infraestruturas e dependências existentes nos combustíveis fósseis. Para apontar para o ambicioso 1.” Luderer ressalta. “Então, as emissões negativas não são mais uma escolha, mas sim uma necessidade”.

A equipe de modeladores de toda a Europa, EUA e Japão trabalhou com sete estruturas avançadas de Modelagem de Avaliação Integrada (IAM) com tecnologia avançada – sofisticadas simulações computacionais descrevendo as interações sociais e econômicas que determinam a mudança climática, bem como as opções para estabilizar o clima reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, levando em conta as metas de temperatura, os custos econômicos e as opções tecnológicas. Seu estudo é a primeira comparação de multi-modelos à luz do Acordo de Paris que contrasta cenários de fortalecimento antecipado da ambição política em linha com as metas de 1,5 a 2 ° C com cenários que pressupõem o não fortalecimento das promessas climáticas do país antes de 2030 .
Um fracasso em aumentar a ambição trancaria o mundo ainda mais em infraestruturas baseadas em fósseis.

“Nossa análise mostra que, além de uma descarbonização rápida do fornecimento de energia, a estabilização do aquecimento na faixa de 1,5?2 ° C também requer reduções substanciais nos setores de demanda de energia, como indústria, transporte e edifícios”, enfatiza Zoi Vrontisi da E3MLab da National Technical Universidade de Atenas. “Para alcançar as reduções adicionais de combustível fóssil necessárias para a estabilização de 1,5 ° C, precisamos acelerar as melhorias de eficiência energética e uma eletrificação generalizada da demanda de energia.” Os pesquisadores também mostram que o não fortalecimento dos NDCs antes de 2030 não aumentaria apenas Emissões a longo prazo, mas também prejudica os potenciais de redução de emissões a longo prazo, pois bloqueia ainda mais os investimentos em infra-estruturas baseadas em fósseis e deixa o mundo despreparado para se virar para a descarbonização, de acordo com seu estudo.

“A mitigação climática pode ser um desafio complexo, mas se resume a uma matemática bastante simples: se as metas de Paris devem ser cumpridas, as futuras emissões de CO2 devem ser mantidas dentro de um orçamento finito”, resume Elmar Kriegler, do Potsdam- Instituto de Pesquisa sobre o Impacto Climático. “Quanto mais o orçamento é excedido, mais relevantes serão as tecnologias de remoção de dióxido de carbono, e essas vêm com grandes incertezas. Embora ainda seja difícil determinar o orçamento exato de CO2 remanescente para 1,5 ° C, uma coisa é muito clara: as ambições para reduzir as emissões de combustíveis fósseis têm que aumentar substancialmente e em breve manter as portas abertas para atender às metas de Paris. ”

Video: https://www.youtube.com/watch?v=zn_h9eTitNs


Referência:
Gunnar Luderer, Zoi Vrontisi, Christoph Bertram, Oreane Y. Edelenbosch, Robert C. Pietzcker, Joeri Rogelj, Harmen Sytze De Boer, Laurent Drouet, Johannes Emmerling, Oliver Fricko, Shinichiro Fujimori, Petr Havlík, Gokul Iyer, Kimon Keramidas, Alban Kitous, Michaja Pehl, Volker Krey, Keywan Riahi, Bert Saveyn, Massimo Tavoni, Detlef P. Van Vuuren, Elmar Kriegler (2018): Residual fossil CO2 emissions in 1.5-2°C pathways. Nature Climate Change [DOI: 10.1038/s41558-018-0198-6]
https://doi.org/10.1038/s41558-018-0198-6


* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/06/2018



Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data de Publicação: 28/06/2018
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2018/06/28/mais-acoes-nos-setores-da-industria-transporte-e-construcao-sao-necessarios-para-atingir-as-metas-climaticas-de-paris/

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