terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Topiramato auxilia no tratamento da dependência química por cocaína?

Segundo o relatório mundial sobre drogas lançado em 2018 pela Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 6 milhões de pessoas usam cocaína em todo mundo, sendo a 6ª droga mais consumida. A substância atua como um poderoso agente simpaticomimético e causa danos severos ao coração. Em artigo recente publicado no The American Journal on Addictions, pesquisadores analisaram o uso de topiramato na dependência química por cocaína.
Topiramato e cocaína

Através de uma análise post-hoc de um ensaio clínico randomizado, controlado por placebo, de 12 semanas, do topiramato, os autores examinaram a relação entre a resposta ao tratamento e a pontuação dos participantes na Escala de Impulsividade de Barratt (BIS-11). A administração do medicamento anticonvulsivante foi de até 300 mg / dia durante seis semanas e mantido durante seis semanas. Todos os 142 participantes receberam terapia comportamental cognitiva semanalmente.

Sertralina é eficaz no tratamento da dependência química de cocaína?

Indivíduos com escores no BIS‐11 acima da média tiveram 11,2% mais dias livres de cocaína com topiramato do que com placebo (p = 0,047). Já entre os participantes com escores abaixo da média, a porcentagem de dias livres de cocaína não diferiu entre o topiramato e o placebo.

Conclusões

Para os autores, os resultados indicam uma associação entre maior impulsividade (medida pela BIS-11) e maior resposta ao topiramato na dependência química por cocaína. Essa descoberta pode ajudar a orientar o tratamento.

Betabloqueadores são seguros na intoxicação por cocaína?
Topiramato

Atualmente no Brasil, o uso clínico do topiramato é indicado em monoterapia para epilepsia, como adjuvante no tratamento de crises epilépticas parciais, das crises associadas à Síndrome de Lennox-Gastaut e como tratamento profilático da da enxaqueca. Saiba mais sobre o uso do topiramato no bulário do Whitebook. Clique aqui e baixe grátis o aplicativo!

Referências:
Blevins, D. , Wang, X. , Sharma, S. and Ait‐Daoud, N. (2019), Impulsiveness as a predictor of topiramate response for cocaine use disorder. Am J Addict. doi:10.1111/ajad.12858
http://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2018/06/relatorio-mundial-drogas-2018.html






Autor: Vanessa Thees
Fonte: PEBMED
Sítio Online da Publicação: PEBMED
Data: 19/02/2019
Publicação Original: https://pebmed.com.br/topiramato-auxilia-no-tratamento-da-dependencia-quimica-por-cocaina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário