terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Aquecimento global aumenta a concentração de aerossóis na atmosfera, piorando a qualidade do ar

Concentração de aerossóis na atmosfera – A mudança climática está aquecendo o oceano, mas está aquecendo a terra mais rápido e isso é realmente uma má notícia para a qualidade do ar em todo o mundo

Por Holly Ober*, University of California, Riverside





O estudo , publicado em 4 de fevereiro na revista Nature Climate Change, mostra que o contraste no aquecimento entre os continentes e o mar, chamado de contraste entre mar e terra, aumenta a concentração de aerossóis na atmosfera que causam a poluição do ar.

Os aerossóis são pequenas partículas sólidas ou gotículas de líquido suspensas na atmosfera. Eles podem vir de fontes naturais, como poeira ou incêndios florestais, ou fontes feitas pelo homem, como emissões de veículos e industriais. Os aerossóis afetam o sistema climático, incluindo perturbações no ciclo da água, bem como a saúde humana. Eles também causam smog e outros tipos de poluição do ar que podem levar a problemas de saúde para pessoas, animais e plantas.

“Uma resposta robusta ao aumento dos gases do efeito estufa é que a terra vai aquecer mais rápido que o oceano. Este aumento do aquecimento da terra também está associado ao aumento da aridez continental ”, explicou o primeiro autor Robert Allen , professor associado de ciências da terra na UC Riverside.

O aumento da aridez leva à diminuição da cobertura de nuvens e menos chuva, que é a principal forma de os aerossóis serem removidos da atmosfera.

Para determinar isso, os pesquisadores fizeram simulações da mudança climática em dois cenários. O primeiro assumiu um modelo de aquecimento business-as-usual, no qual o aquecimento procede a uma taxa constante e ascendente. O segundo modelo investigou um cenário em que a terra aquecia menos que o esperado.

No cenário usual, o aumento do aquecimento da terra aumentou a aridez continental e, subse-quentemente, a concentração de aerossóis que leva a mais poluição do ar. No entanto, o segundo modelo – que é idêntico ao modelo business-as-usual, exceto o aquecimento da terra é enfraquecido – leva a um aumento discreto na aridez continental e poluição do ar. Assim, o aumento da poluição do ar é uma consequência direta do aumento do aquecimento da terra e da secagem continental.

Os resultados mostram que quanto mais quente a Terra fica, mais difícil será manter a poluição do ar em um determinado nível, sem controle rigoroso sobre as fontes de aerossóis.

Como os pesquisadores queriam entender como o aquecimento dos gases de efeito estufa afeta a poluição do ar, eles não assumiram nenhuma mudança nas emissões de aerossol feitas pelo homem ou antropogênicas.

“Isso provavelmente não será verdade porque há um forte desejo de reduzir a poluição do ar, o que envolve reduzir as emissões antropogênicas de aerossóis”, advertiu Allen. “Então, esse resultado representa um limite superior.”

Mas também sugere que, se o planeta continuar aquecendo, maiores reduções nas emissões de aerossóis antropogênicas serão necessárias para melhorar a qualidade do ar.

“A questão é qual o nível de qualidade do ar que vamos aceitar”, disse Allen. “Embora a Califórnia tenha algumas das leis ambientais mais rígidas do país, ainda temos uma qualidade do ar relativamente ruim, e é muito pior em muitos países.”

A menos que ocorram reduções de emissões antropogênicas, um mundo mais quente estará associado a mais poluição por aerossóis.


Referência:

Enhanced land–sea warming contrast elevates aerosol pollution in a warmer world
Robert J. Allen, Taufiq Hassan, Cynthia A. Randles & Hui Su
Nature Climate Change (2019)
DOI https://doi.org/10.1038/s41558-019-0401-4



* Tradução e edição de Henrique Cortez, Ecodebate

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 04/02/2019




Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 04/02/2019
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2019/02/05/aquecimento-global-aumenta-a-concentracao-de-aerossois-na-atmosfera-piorando-a-qualidade-do-ar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário