segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Denúncia de desmatamento nos municípios de Buriti e Chapadinha, MA

Os municípios de Buriti, Mata Roma, Chapadinha e Afonso Cunha se localizam na bacia do Médio Rio Munim, rio que corta e abastece vários povoados e municípios do norte e centro-norte maranhense.

O rio Munim tem suas nascentes principais no município de Aldeias Altas, região dos Cocais, onde sofre impacto pela produção de cana-de-açúcar, e no município de Codó, onde sofre impactos pela criação de gado.

No final dos anos 90, a região do Médio Munim começa a receber fluxos de plantadores de soja entre eles a empresa SLC que compra irregularmente mais de 50 mil hectares de áreas de Chapada das mãos do ex prefeito de Buriti, Nenem Mourão. Esses mais de 50 mil hectares se encontram parte no município de Buriti e outra parte município de Mata Roma. A empresa SLC, assim como outros plantadores de soja, beneficiaram-se de apoio de grupos políticos locais e estaduais que pressionavam pela rápida liberação de licenças ambientais.

Em 2009, o Fórum Carajás denunciou a SLC por grilagem de terras e por irregularidades na obtenção de licenças ambientais. Em 2010, a empresa alegando questões financeiras vende a fazenda para um grupo desconhecido. Mais tarde se ficou sabendo que a fazenda foi apenas arrendada e um dos objetivos desse arrendamento seria plantar mudas de eucalipto que se destinariam para a fabrica de pellets da Suzano Papel e Celulose, planejada para a cidade de Chapadinha.

O projeto da Suzano não foi adiante e os plantios de eucalipto ficaram encalhados para objetivos mais lucrativos. Atualmente, os eucaliptos são cortados e vendidos para cerâmicas em vários pontos do estado do Maranhão o que não compensa financeiramente. A ultima noticia que se tem é que a SLC pediu as terras de volta e para que isso ocorra a empresa arrendatária precisa cortar todos os eucaliptos.

Nesse processo, os funcionários da empresa arrendatária cortam os eucaliptos e cortam também a mata nativa do Cerrado. Segundo informações de moradores da zona rural de Buriti, os funcionários desmataram mais de 300 hectares e a pretensão é alcançar 1500 hectares atingindo as cabeceiras do riacho Feio o principal tributário do rio Munim e de fundamental importância econômica ambiental para várias comunidades nos municípios de Buriti e Chapadinha.

Caso esse desmatamento e outros desmatamentos se concluam, as comunidades verão seus acessos à água e a biodiversidade se restringirem ainda mais com impactos no clima e no solo.

* Denúncia enviada por Mayron Régis, Colaborador do EcoDebate, Jornalista e Assessor do Fórum Carajás, atua no Programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba (Fórum Carajás, SMDH, CCN e FDBPM).



in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 18/02/2019





Autor: Mayron Régis
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 18/02/2019
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2019/02/18/denuncia-de-desmatamento-nos-municipios-de-buriti-e-chapadinha-ma/

Nenhum comentário:

Postar um comentário