Inscreva-se já!
A formação, que aborda modelos, estratégias e possibilidades de intervenções para a promoção do autocuidado, busca qualificar profissionais de nível médio e superior, especialmente os que atuam na atenção primária à saúde, mas é aberto a todos os interessados na temática. Ela é dividida em cinco módulos, carga horária de 60 horas e é autoinstrucional, ou seja, não conta com tutoria e pode ser cursado conforme a necessidade do participante. O curso certifica os participantes mediante avaliação dos conhecimentos adquiridos .
A formação surgiu de uma demanda do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), e foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), em parceria com o grupo de estudos e pesquisa Promoção em comunicação, educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr), vinculado ao Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); e está sob a coordenação-geral da médica sanitarista Ana Luiza Pavão, pesquisadora do Laboratório de Informações em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict), além da coordenação adjunta de Rosane Aparecida de Sousa, da UFTM.
Foram desenvolvidos especialmente para este curso cinco guias, que estão disponíveis como material de apoio à formação: um sobre autocuidado e literacia e outros quatro voltados para o manejo de doenças específicas, como hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica e diabetes tipo 2. O curso disponibiliza ainda oito vídeos relativos às características das referidas doenças e suas formas de prevenção e controle, videoaulas e outros recursos educativos.
A literacia para a saúde e o autocuidado
Ana Luiza explicou que o conceito de literacia para a saúde (LS) versa sobre o conhecimento, as motivações e as competências dos indivíduos para acessar, compreender, avaliar e aplicar informações sobre saúde, a fim de fazer julgamentos e tomar decisões na vida cotidiana relacionadas aos cuidados de saúde, à prevenção de doenças e à promoção da saúde para manter ou melhorar sua qualidade de vida ao longo dos anos. Ela detalhou que a LS vem do termo em inglês health literacy, e que existem outras traduções utilizadas para o conceito, como literacia em saúde, letramento em saúde e até mesmo alfabetização em saúde.
Para Ana Luiza, quanto maior o nível de literacia para a saúde — conceito que está intimamente relacionado ao autocuidado —, melhores serão os desfechos em saúde daquele indivíduo. "O curso tem foco em profissionais da Atenção Primária, pois quando falamos de promoção e prevenção à saúde, nos referimos principalmente a esse nível de atuação, apesar de não ser exclusivo para a APS, sendo essa comprovadamente a abordagem mais eficaz", detalhou Ana Luiza.
Ela comentou ainda que o curso estimula o profissional a se questionar, a pensar, durante a assistência cotidiana do trabalho, sobre o que podem fazer para promover a saúde naquele indivíduo atendido. A ideia é fomentar uma visão focada na saúde e não na doença e suas complicações. "Ao termos uma visão positiva sobre o cuidado, buscamos novas estratégias para melhorar a saúde, com foco na qualidade de vida, bem-estar, saúde mental, e outros aspectos que influenciam fortemente o dia a dia das pessoas.
A proposta deste curso é trazer uma série de conceitos e reflexões a respeito do autocuidado em saúde e da literacia para a saúde, incluindo também a questão da comunicação em saúde, e a importância da literacia digital em saúde — que é a influência da internet e da capacidade das pessoas de obterem e manejarem informações de saúde provenientes da internet —, além dos fundamentos da promoção da saúde, e da Política Nacional de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde.
Conheça a estrutura do curso Autocuidado em Saúde e a Literacia para a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas na Atenção Primária à Saúde (APS):
Módulo 1 - A PROMOÇÃO DA SAÚDE, A SALUTOGÊNESE E A LITERACIA PARA A SAÚDE (LS)Aula 1 - Promoção da saúde: um conceito em construção
Aula 2 - Reflexões sobre a salutogênese no contexto da Atenção Primária à Saúde
Aula 3 - Literacia para a Saúde: concepção e perspectivas para promover saúde
Módulo 2 - CUIDADO, AUTOCUIDADO E A LITERACIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E A PREVENÇÃO DE DOENÇAS NA APSAula 1 - Promoção da saúde e prevenção de doenças: aspectos conceituais, políticas e ações na APS
Aula 2 - O cuidado e o autocuidado no contexto da promoção da saúde e prevenção de doenças
Aula 3 - O cuidado e o autocuidado na APS: espaço para a ampliação dos níveis de LS
Módulo 3 - INTERVENÇÕES PARA EQUIPES E SISTEMAS DE SAÚDE NAS PRÁTICAS DE LSAula 1 - A Literacia para a Saúde no cotidiano da Atenção Primária à Saúde
Aula 2 - Boas práticas de LS em contextos específicos e nos ciclos da vida
Aula 3 - A educação em saúde e a educação popular em saúde como estratégias para a assistência à saúde na APS
Módulo 4 - FERRAMENTAS NO COTIDIANO DO TRABALHO DAS EQUIPES DA APSAula 1 - A comunicação em saúde e estratégias para melhoria na APS
Aula 2 - As mídias e a tecnologia de informação em saúde
Aula 3 - A Literacia Digital em Saúde como competência para promover saúde na APS
Módulo 5 - AUTOCUIDADO EM SAÚDE NA APS: AÇÕES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDAAula 1 - Autocuidado no âmbito pessoal
Aula 2 - Autocuidado no âmbito profissional
Aula 3 - Relacionamentos e qualidade de vida
Autor: Isabela Schincario
Fonte: fiocruz
Sítio Online da Publicação: fiocruz
Data: 27/12/2022
Publicação Original: https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=noticia/67834
Nenhum comentário:
Postar um comentário