terça-feira, 10 de outubro de 2023

O apagão de professores no ensino básico é destaque em Pesquisa FAPESP


 A crise nos programas de licenciatura brasileiros é tema da reportagem de capa de Pesquisa FAPESP em outubro. O texto traz dados de um levantamento conduzido no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) que evidenciam o quadro de apagão de professores na educação básica, decorrente da falta de interesse dos jovens em seguir carreira no magistério. Para reverter esse cenário, pesquisadores defendem a urgência da criação de políticas de valorização da carreira docente e a adoção de reformulações curriculares.

Outro tema em destaque na edição é o crescimento de 13,5% das mortes no trânsito na última década. Dados de um relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam que excesso de velocidade, consumo de bebidas alcoólicas e distrações ao volante, especialmente o uso de celulares, são alguns dos principais fatores de risco, que têm afetado de forma mais intensa homens e usuários de motocicletas. Para ampliar a segurança viária no país, especialistas defendem investimentos combinados tanto em infraestrutura de vias e mecanismos de fiscalização, como também na criação de campanhas para educar a população em relação ao cumprimento de leis e a adoção de comportamentos adequados no trânsito.

Na seção “Entrevista”, o casal de meteorologistas Pedro Leite da Silva Dias e Maria Assunção Faus da Silva Dias falam sobre a trajetória acadêmica em comum – a maior parte desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP) – e comentam o cenário das mudanças climáticas.

A edição traz ainda informações sobre a circulação do vírus da febre amarela no Centro-Sul do país; a onipresença de microplásticos no litoral brasileiro; e uma orquídea que desenvolveu estratégias inusitadas para atrair moscas polinizadoras.

Esses e outros conteúdos podem ser acessados gratuitamente em: https://mailchi.mp/fapesp/cade-o-professor.

Autor: Pesquisa FAPESP 
Fonte: Pesquisa FAPESP9
Sítio Online da Publicação: Faperj
Data: 09/10/2023

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