segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Guardião da NASA e cosmonauta vão ao Espaço com missão inédita: trazer astronautas da Starliner para casa


O Coronel da Força Espacial Nick Hague tornar-se-á o primeiro Guardião da Força Espacial no ativo a viajar para o Espaço, anunciou a NASA.

A missão do norte-americano é trazer para casa os dois astronautas retidos a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) depois de uma avaria na cápsula do Boeing Starliner os ter impossibilitado de regressar à Terra. Agora, se tudo correr como planeado, só voltarão em fevereiro de 2025.

A NASA anunciou que Hague irá liderar a operação de salvamento como comandante, no âmbito da missão Crew-9 da SpaceX, cujo lançamento está previsto para o final deste mês, mais especificamente para dia 24 de setembro.

Hague terá a companhia do cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov, que voará como especialista de missão como parte do voo de dois membros. Foram escolhidos pelas suas habilidades notórias, segundo a NASA.

“A decisão de levar Hague a bordo foi tomada pelo astronauta-chefe da NASA, Joe Acaba, no Centro Espacial Johnson da agência em Houston”, afirmou a agência espacial em comunicado: “Acaba teve de equilibrar o voo de um membro da tripulação da NASA com experiência anterior em voos espaciais para comandar o voo, garantindo ao mesmo tempo que a NASA mantém uma tripulação integrada com um cosmonauta da Roscosmos que pode operar os seus sistemas críticos para operações contínuas e seguras na estação.”

A missão
O objetivo é simples: trazer para casa os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, que estão presos na ISS desde a sua missão a bordo da Starliner da Boeing no início de junho. A Starliner deveria ter regressado após uma missão de oito dias, mas os problemas técnicos da cápsula obrigaram-na a permanecer atracada na ISS durante meses.

Hague e a sua equipa viajarão a bordo de uma cápsula Dragon da SpaceX, que se prepara para o seu 10.º voo desta vez com dois lugares vazios, à espera de Williams e Wilmore. Espera-se que a tripulação regresse à Terra antes de fevereiro de 2025, enquanto a cápsula não tripulada Starliner deverá regressar à Terra a 6 de setembro de 2025.

Autor: aeiou 
Fonte: aeiou
Sítio Online da Publicação: aeiou
Data: 05/09/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário