ACAPES divulgou nesta quinta-feira, 24 de outubro, a relação das estudantes, professoras e tutoras vencedoras da primeira edição do Prêmio CAPES Futuras Cientistas. Disponível no Diário Oficial da União e no site da Fundação, o resultado do Edital nº 17/2024 traz os nomes das ganhadoras, os estados dos quais são provenientes e as regiões em que cada Unidade da Federação se situa.
A alunas vencedoras receberão certificado e medalha. Para as professoras e tutoras, a premiação consistirá no apoio financeiro para a participação em congresso nacional relacionado à área de seu projeto de trabalho, com um valor máximo de R$ 6 mil. A parceria pretende estimular a participação feminina na ciência por meio da produção de excelência em pesquisa científica e tecnológica nacional e pela disseminação das informações geradas a partir da premiação.
A iniciativa é realizada em parceria entre a CAPES e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). O objetivo é identificar, dar visibilidade e valorizar alunas e professoras de escolas públicas estaduais como forma de incentivar o aumento da participação feminina nos espaços de desenvolvimento científico das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
Sobre o Cetene
O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste foi criado em 2005 para apoiar o desenvolvimento da região e integrar a sociedade com a inovação, o conhecimento e a transferência de tecnologia de produtos e processos. O Centene, localizado em Recife (PE), tem laboratórios de referência nas áreas de biotecnologia, microeletrônica e nanotecnologia.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
Fonte: gov br
Sítio Online da Publicação: gov br
Data: 25/10/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário