Essa expansão visa fortalecer o ensino de ciências em diferentes etapas da educação básica, promovendo uma formação mais abrangente e inclusiva para os educadores.
Expansão do público-alvo
A decisão de ampliar o público-alvo do curso “Ciência é 10” reflete a necessidade de capacitar um número maior de professores, reconhecendo a importância de uma formação sólida em ciências desde os primeiros anos escolares até o ensino médio.
Ao incluir docentes dos anos iniciais e de disciplinas específicas do ensino médio, a CAPES busca promover uma abordagem integrada e contínua no ensino de ciências, garantindo que os alunos tenham uma base consistente e aprofundada ao longo de sua trajetória escolar.
O curso “Ciência é 10” é uma pós-graduação lato sensu oferecida na modalidade de ensino a distância (EaD), proporcionando flexibilidade para que os professores possam conciliar os estudos com suas atividades profissionais.
Integrado ao Programa Mais Ciência na Escola, o curso é resultado de uma parceria entre a CAPES, o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Seu principal objetivo é capacitar os docentes para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras e eficazes, estimulando o interesse e a compreensão dos alunos nas disciplinas científicas.
Oferta de vagas e instituições participantes
Conforme o Edital nº 25/2023 da Universidade Aberta do Brasil (UAB), estão previstas 6.810 vagas para o curso “Ciência é 10” até 2026, distribuídas em todo o território nacional.
A oferta é realizada por uma rede de 42 instituições de ensino, garantindo abrangência e diversidade na formação dos professores.
UnB: https://www.unb.br/cursos/pos-graduacao/2025/ciencia-e-10
UFVJM: https://ufvjm.edu.br/pos-graduacao/ciencia-e-10-2025
Os candidatos interessados no curso do Capes devem conferir atentamente os prazos e os requisitos de cada instituição para garantir a inscrição.
Esta é uma oportunidade única para professores aprimorarem suas práticas pedagógicas e contribuírem para a qualidade do ensino de ciências no Brasil.
Autor: clickpetroleoegas
Fonte: clickpetroleoegas
Sítio Online da Publicação: clickpetroleoegas
Data: 17/02/2025
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