Você já reparou que os ursos polares nunca ficam cobertos de neve ou gelo, apesar de vivem em ambientes congelantes, no Círculo Polar Ártico e nas áreas continentais próximas, com temperatura média de -30ºC? E por que será que isso acontece? Curiosa sobre esse fato, Bodil Holst, professora de nanofísica no Departamento de Física e Tecnologia da Universidade de Bergen (UiB), da Noruega, foi atrás da resposta.
“Fiquei tão fascinado e pensei: ‘Como isso é possível? Como eles podem pular na água, estar tão bem isolados e não ficarem cobertos de gelo?’”, ela se questionou. Seus primeiros passos foram reunir uma equipe internacional de pesquisadores e contatar colegas no Instituto Polar Norueguês, que lhe concederam pele de urso polar.
forma devido à baixa adesão de gelo em seu pelo”, disse o pesquisador Richard Hobbs, professor assistente da Royal Society-Science Foundation Ireland University na Escola de Química da Trinity.
Ele complementou que a expectativa é que esses revestimentos lipídicos naturais produzidos pelo urso ajudem a desenvolver novos revestimentos anticongelantes mais sustentáveis que podem substituir produtos químicos eternos problemáticos, como PFAS (substâncias perfluoroalquil e polifluoroalquil).
Autor: umsoplaneta
Fonte: umsoplaneta
Sítio Online da Publicação: umsoplaneta
Data: 03/02/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário