segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Seminário fará balanço de 30 anos de direito à saúde no Brasil

Há 30 anos, o Brasil reconheceu o direito à saúde como um direito constitucional de toda a população. O impacto mais visível da inclusão desse direito na Constituição de 1988 talvez tenha sido a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos dias 10 e 11 de setembro, pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras se reunirão na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP para avaliar o que mudou em três décadas de direito constitucional à saúde e quais são os desafios e obstáculos que o País enfrenta para efetivá-lo.

O seminário internacional 30 anos de direitos à saúde no Brasil é organizado por Marta Arretche, professora do Departamento de Ciência Política da FFLCH e diretora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), e Octávio Luiz Motta Ferraz, professor de Direito Transnacional do King’s College London, no Reino Unido. O evento é aberto ao público e à imprensa, sem necessidade de inscrição prévia.

O seminário irá abordar, ainda, temas como o estado da saúde da população brasileira, as desigualdades em saúde no Brasil, os desafios ao financiamento do SUS e a judicialização da saúde. As sessões serão realizadas no Auditório Fernand Braudel, no Prédio da História e Geografia (Avenida Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária – São Paulo/SP). É possível consultar a programação completa no site do CEM.


Vista interna do Prédio da História e Geografia, FFLCH – Foto: Marcos Santos/USP Imagens



Autor: Jornal da USP
Fonte: Jornal da USP
Sítio Online da Publicação: Jornal da USP
Data: 31/08/2018
Publicação Original: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-humanas/seminario-fara-balanco-de-30-anos-de-direito-a-saude-no-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário