quarta-feira, 15 de abril de 2020

Suzano doa 20 respiradores e 90 mil máscaras ao Ministério da Saúde

Os equipamentos serão distribuídos para os locais que tiverem mais necessidade para fortalecer a assistência prestada à população

Nesta quarta-feira (15) pousa no aeroporto de Guarulhos (SP), às 09h05, um voo com 159 respiradores e 300 mil máscaras N95 adquiridos pela Suzano – empresa brasileira do setor de celulose e papel. Deste total, a Suzano doará 20 respiradores e 90 mil máscaras N95 ao Ministério da Saúde. Após o desembaraço da carga, o Ministério da Saúde irá fazer o deslocamento para o seu Centro Nacional de Armazenagem, que fica em São Paulo. Para isso, solicitou apoio de escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O Ministério da Saúde está construindo um planejamento para distribuição destes itens, identificando as localidades mais necessitadas.

Em relação ao restante dos equipamentos adquiridos pela Suzano, a própria empresa definiu os estados e será responsável pelo processo de distribuição.

Nesta semana, o Ministério da Saúde assinou contrato para aquisição de 4.300 respiradores da empresa brasileira Intermed Equipamento Médico Hospitalar. Na semana passada, já havia assinado outro contrato para a compra de 6.500 respiradores com a empresa Magnamed, também com produção nacional. Ainda neste mês as empresas devem começar a distribuir os equipamentos ao Ministério da Saúde que os destinará aos serviços de saúde da rede pública.

No último final de semana, o Ministério da Saúde enviou outros 60 respiradores para três capitais do país que estavam precisando ampliar com urgência o número de leitos de tratamento intensivo para atender os doentes de COVID-19. Foram distribuídos 30 respiradores para Fortaleza (CE), 20 para Manaus (AM) e 10 para Macapá (AP). Esses equipamentos fazem parte das requisições administrativas feitas às empresas exportadoras.

Também na última segunda-feira (13), o Ministério da Saúde requisitou administrativamente outros 13 respiradores, que deverão ser distribuídos aos serviços de saúde, conforme necessidade.

O Ministério da Saúde, de forma emergencial, também realizou a locação de 540 leitos de UTI volantes, de instalação rápida. Deste total, 340 já foram entregues em 11 estados do país. Cada um destes leitos possui um respirador. Desta forma, o Ministério da Saúde tem expandido a oferta de respiradores no país.


Da Agência Saúde
Atendimento à imprensa

(61) 3315-3580 / 2351 / 3713


Autor: Ministerio da Saúde
Fonte: Ministerio da Saúde
Sítio Online da Publicação: Ministerio da Saúde
Data: 15/04/2020
Publicação Original: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46736-suzano-doa-20-respiradores-e-90-mil-mascaras-ao-ministerio-da-saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário