Quem tem um gato sabe que eles são os verdadeiros campeões da limpeza. Passam horas meticulosamente a lamber a pelagem, deixando-a impecável como se estivessem a preparar-se para um desfile de moda felino. Mas esta dedicação à higiene pode trazer um convidado indesejado: as temidas bolas de pêlo.
Embora possa parecer algo inofensivo, as bolas de pêlo ou tricobezoares, como são conhecidas no mundo veterinário – podem ser mais complicadas do que aparentam. Vamos explorar como lidar com este problema, sempre com um toque de humor, porque até as dificuldades felinas merecem ser encaradas com leveza.
Porque é que os gatos formam bolas de pelo?
Os felinos são equipados com uma língua verdadeiramente única. As suas papilas gustativas, em forma de pequenos “espinhos”, são feitas de queratina, o mesmo material das unhas. Isto faz com que a língua funcione como uma escova eficiente, capaz de apanhar qualquer pelo solto durante o banho diário.
Mas aqui está o problema: os pêlos ingeridos não desaparecem como por magia. Quando o trânsito intestinal não consegue dar conta do recado, os pêlos acumulam-se no estômago, transformando-se em bolas de pêlo que os gatos tentam expelir, muitas vezes com vómitos ou algo que parece tosse seca.
O que pode estar por trás das bolas de pelo?
Embora estas bolas sejam um fenómeno relativamente comum, não são normais e podem ser sinal de algo mais. Entre os principais fatores que contribuem para a formação de tricobezoares estão:
Falta de escovação: menos escovagem significa mais pelo ingerido.
Hidratação insuficiente: um intestino seco tem mais dificuldade em eliminar os pelos.
Alimentação desequilibrada: dietas pobres em fibras podem atrasar o trânsito intestinal.
Ansiedade ou stress: estes estados emocionais levam a lambedura excessiva.
Problemas de saúde: questões gástricas, dores ou até parasitas podem contribuir para o problema.
Portanto, se o seu gato está constantemente a tossir ou a vomitar bolas de pelo, é melhor não adiar a consulta com o veterinário.
Autor: petsandcompany pt
Fonte: petsandcompany pt
Sítio Online da Publicação: petsandcompany pt
Data: 20/01/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário