Há pouco mais de uma década, na província de Leão, ocorreu uma descoberta que surpreendeu a comunidade científica. Um inseto que estava desaparecido há 160 anos foi redescoberto graças a uma série de avistamentos inesperados.
Este animal era considerado extinto desde meados do século XIX e o seu reaparecimento deixou evidente o quanto ainda desconhecemos sobre a fauna. Quer saber qual é?
O animal que foi redescoberto pelos investigadores em León
Até 2010, o inseto Thyreophora cynophila figurava nas listas de espécies extintas. No entanto, nesse mesmo ano, dois grupos independentes confirmaram a sua presença em diferentes pontos de León.
Jesús Fernández, naturalista amador, localizou exemplares na região de Omaña, conforme informa a Agência Ibero-Americana para a Divulgação da Ciência e da Tecnologia. Por sua vez, as guardas ambientais Judit Blasco e Susana Bayón detectaram-no em Riaño, dentro da Reserva da Junta de Castela e Leão.
As descobertas, publicadas no Boletim da Sociedade Entomológica Aragonesa, contaram com o apoio do especialista Miguel Carles Tolrá, uma das principais autoridades em dípteros em Espanha.
Este é o aspecto da mosca que se considerava extinta
Esta curiosa mosca destaca-se pela sua aparência inconfundível: corpo azul metálico e uma cabeça laranja muito visível. Foi descrita pela primeira vez em 1798 pelo entomologista alemão Panzer, e os seus últimos registos antes da redescoberta remontam a 1840, em França.
Autor: greenvibe
Fonte: greenvibe
Sítio Online da Publicação: greenvibe
Data: 16/05/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário