terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Prorrogadas as inscrições para a competição internacional FameLab de comunicação científica

O prazo para se inscrever na competição internacional FameLab de comunicação científica foi prorrogado. Agora, estudantes interessados podem se inscrever, por meio de vídeo e da realização de cadastro eletrônico on-line, até o dia 13 de fevereiro. Organizado pelo British Council, com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o concurso tem entre seus objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade.

A seleção dos candidatos será realizada a partir de apresentações orais sobre um tópico de ciência ou tecnologia, com a duração máxima de três minutos, sem recurso de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis. Podem se inscrever pessoas com idade mínima de 21 anos, sem limite máximo de idade, e fluentes em português e inglês, que se enquadrem nos requisitos: Brasileiros residindo no Brasil com mestrado (stricto sensu), doutorado, pós-doutorado e livre-docente, em andamento ou concluído(s), nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); e estrangeiros que estejam devidamente matriculados e cursando mestrado, doutorado, pós-doutorado ou livre-docência nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma IES brasileira reconhecida pelo MEC.

Candidatos de anos anteriores que não tenham sido contemplados com o prêmio podem submeter seus vídeos para avaliação novamente. Não podem se inscrever: pessoas com educação formal na área de Comunicação e aqueles que trabalham/participam ativamente em televisão, rádio ou canais de mídia social (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram) com mais de 100 mil seguidores ou inscritos. Nas etapas presenciais nacionais, o CNPq, Fapesp e demais Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes, entre elas a FAPERJ, custearão as despesas de deslocamento aéreo e diárias aos selecionados. A FAPERJ apoiará até três candidatos do Rio de Janeiro com diárias e passagens para o evento em São Paulo, caso sejam escolhidos.

A final nacional ocorrerá no dia 8 de maio de 2020, com a participação de dez finalistas, e o vencedor nacional representará o Brasil nas Finais Internacionais, com apresentações em inglês no Cheltenham Science Festival, Inglaterra. Confira o cronograma completo das etapas do concurso e outros detalhes na chamada pública. Mais informações: www.famelab.com.br

O FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e é realizado em 32 países pelo British Council. É considerada, hoje, uma das maiores competição de comunicação científica do mundo.

Acesse a Chamada completa: http://confap.org.br/pt/editais/33/famelab-2020



Finalistas da última edição do Famelab: evento internacional é considerado um dos maiores na área de comunicação científica (Foto: Divulgação)


Autor: FAPERJ
Fonte: FAPERJ
Sítio Online da Publicação: FAPERJ
Data: 06/02/2020
Publicação Original: http://www.faperj.br/?id=3860.2.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário