quinta-feira, 14 de maio de 2020

Secti e FAPERJ ampliam esforços no combate à Covid-19



Jerson Lima: presidente da FAPERJ irá conduzir os trabalhos da nova Comissão


Por iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da FAPERJ, foi criada nesta quarta-feira, dia 6 de maio, comissão encarregada de colaborar com estratégias e táticas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Composta de expoentes de várias instituições fluminenses, a Comissão irá atuar na geração e análise de evidências em áreas como Medicina, Epidemiologia, Virologia, Biotecnologia, Inteligência Artificial e Economia. O presidente da FAPERJ, Jerson Lima, fará a coordenação dos trabalhos do grupo.

Instituída por decreto publicado no Diário Oficial, a “Comissão Ciência RJ no Combate à COVID-19” (ComCiênciaRJCOVID) teve sua primeira reunião nesta quinta-feira, dia 7 de maio. O grupo irá trabalhar em frentes como a adesão em massa da população ao isolamento social e o acesso a testes diagnósticos moleculares e sorológicos até a formulação de vacinas e análises prospectivas para o retorno à normalidade econômica.

“Estamos num momento em que, tão importante quanto manter as regras do distanciamento social e as medidas de higiene para salvar vidas, é fundamental produzir alternativas para um desenvolvimento socioeconômico integrado para o estado do Rio de Janeiro”, afirmou o governador Wilson Witzel. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, o conhecimento aportado pela Comissão servirá para avaliar as ações emergenciais que precisam ser tomadas, além de definir soluções eficazes para a volta à normalidade. “A Secti e a FAPERJ vão gerar informações e cenários que ajudem a sociedade e os setores produtivos a superar os efeitos da pandemia”, afirmou o secretário.

O presidente da FAPERJ lembra que, desde janeiro, a Fundação começou a elaborar ações para enfrentar o novo coronavírus. Em março, com a decretação da pandemia pela OMS e o a surgimento de um crescente número de casos no estado e no Brasil, a FAPERJ lançou chamadas emergenciais para projetos de pesquisa e inovação para combate à COVID-19, incluindo uma chamada para formação de cinco redes. “O decreto do governador vem reafirmar mais uma vez a importância da Ciência para atacar os problemas de curto, médio e longo prazo da pandemia. Como em outras grandes crises da humanidade, a Ciência deverá ter um papel fundamental não só em trazer soluções, de terapias a vacinas, como guiar o melhor caminho a ser adotado pelas nações para lidar com as consequências não só para a saúde pública, como para a economia e para a proteção dos menos protegidos socialmente”, disse Jerson Lima.

Entre as ações, será implementado um levantamento inédito, via formulário eletrônico, para avaliar o grau de subnotificação no estado, dado fundamental para definir as medidas de contenção e a distribuição dos recursos do sistema de saúde. Até a terça-feira, dia 5 de maio, o estado do Rio contabilizou 12.391 casos confirmados da doença, com 1.123 óbitos decorrentes da COVID-19.

Sobre a ComCiênciaRJCOVID
A Comissão prestará consultoria nas ações de vigilância, avaliação de terapias, saída controlada do isolamento, monitoramento com ferramentas de tecnologia da informação e a participação do Estado no esforço nacional e mundial para produção de equipamentos médicos, como respiradores, insumos farmoquímicos e de EPI (equipamento de proteção individual), desenvolvimento de vacinas e estratégias para economia e mercado de trabalho.

Composição:

- Jerson Lima Silva – Presidente (FAPERJ, UFRJ, ANM, ABC)
- Leonardo Rodrigues, secretário de Ciência, Tecnologia e inovação (Secti)
- Maria Isabel de Castro de Souza (Secti, Uerj)
- AmilcarTanuri (UFRJ, ABC)
- Armínio Fraga Neto (Gávea Investimentos)
- Daniel Tabak (ANM)
- Paulo Niemeyer (IECPN e ANM)
- Marcos Freire (Fiocruz-Biomanguinhos)
- PatriciaBozza (Fiocruz)
- Margareth Dalcomo (Fiocruz)
- Roberto Medronho (Iesc/UFRJ)
- Marcelo Gattass (PUC, Tecgraf-Embrapii – inteligência artificial)
- Edson Watanabe (Coppe/UFRJ)
- Bruno Leonardo Barth Sobral (Faculdade de Ciências Econômicas/Uerj)
- Carlos Frederico Leão Rocha (Vice-Reitor/UFRJ, Economia)
- Vitor Ferreira (UFF, ABC, FAPERJ)
- Eliete Bouskela (Uerj, ABC e Diretora Científica/FAPERJ)
- Mauricio Guedes (Diretor de Tecnologia/FAPERJ)




Autor: Faperj
Fonte: Faperj
Sítio Online da Publicação: Faperj
Data: 07/05/2020
Publicação Original: http://www.faperj.br/?id=3976.2.7

5 comentários:

  1. Mi nombre es Cyprienne Gueu, me diagnosticaron el VIH en 2015 y desde entonces mi vida se puso patas arriba. Incluso infecté a mi esposo con el virus, hasta que leí un testimonio de una mujer sobre un sanador que usa hierbas para curar enfermedades como el VIH, las verrugas genitales, el herpes, la hepatitis, el cáncer de seno, muchos más. Y ella dejó caer su correo electrónico, que solía contactar con él y le contó sobre mi problema, él me aseguró que podía curarme y me dijo todo lo que necesitaba hacer, después de lo cual me envió un medicamento a base de hierbas en Montreal, donde residía con mi esposo en Canadá. Nos dijo a mí y a mi esposo que tomaran la medicación durante 3 semanas, lo cual hicimos religiosamente. Ahora estamos completamente curados, ahora somos VIH negativos. Incluso la semana pasada volvimos a hacer una prueba y todo fue negativo, gracias al sanador Dr'Water por salvarnos la vida. Y aconsejaré a cualquiera de ustedes que necesitara ayuda sobre este virus mortal si desea o desea estimular su sistema inmunológico contra COVID-19, comuníquese con Dr'Water a través de su correo electrónico: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM o Whatsapp: +2349050205019
    También puede curar el cáncer, la hepatitis, el herpes, el VPH, las enfermedades de las arterias coronarias o cualquier enfermedad. Creo que él también puede ayudarte, gracias. Si todavía quiere preguntarme algo, envíeme un correo electrónico a Cypriennegueu81@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acredita que o Herpes tem uma cura permanente? Meu nome é Antonio Jefferson Cole, estou em Salt Lake City, Utah. Gasto muito dinheiro semanalmente na compra do popular Valtrex e, às vezes, do Aciclovir, para suprimir meus surtos de herpes, conforme prescrito para mim no hospital. Quem tem herpes pode atestar isso, com todas as dores e sintomas embaraçosos. Infelizmente, descobri que esses produtos recomendados pelo hospital freqüentemente não são eficazes para cuidar do problema, mas fazem com que você gaste todo o seu dinheiro. O remédio herbal da DR.WATER chegará à raiz da causa e curará você completamente, em vez de suprimir os surtos com medicamentos. E você será mais feliz, saudável e livre de surtos. Ele também tem remédios à base de plantas que podem curar o HIV, HPV, hepatite e assim por diante. Ele é o maior de todos os curandeiros de ervas. Seu email é DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM e seu número do Whatsapp: +2349050205019. Você pode entrar em contato com ele e obter uma cura permanente para o câncer de herpes genital e oral ou HIV AIDS ou pulmão pulmonar ou doença de Alzheimer.

      Excluir
    2. Hi Friends i am so glad to writing this article today to tell the world how Dr voodoo cured my HSV VIRUS,i have been detected with HSV-1 AND HSV-2 since five years ago, ever since then my life has been in complete bizarre and agony,i have used so many drugs that was prescribed to me by several doctors,but it didn't cure my HSV VIRUS neither did it reduce the pain,until a certain i was checking for solution in the internet,then miraculously came across Dr voodoo the powerful herbalist that cure numerous individuals HSV-1 AND HSV-2 INFECTION,then i contacted his whatsApp number at +2348140120719 or email: voodoospelltemple66@gmail.com i explained everything to him and prepared a cure that cure my HSV-1 AND HSV-2 disease totally after receiving his herbal medicine, so my friends viewers why wait and be suffer when there is someone like Dr voodoo that can cure any disease HIV/ CANCER/ HEPATITIS B VIRUS, you can contact his via : voodoospelltemple66@gmail.com?. or WHATSAPP +2348140120719

      Excluir
  2. Você acredita que o Herpes tem uma cura permanente? Meu nome é Antonio Jefferson Cole, estou em Salt Lake City, Utah. Gasto muito dinheiro semanalmente na compra do popular Valtrex e, às vezes, do Aciclovir, para suprimir meus surtos de herpes, conforme prescrito para mim no hospital. Quem tem herpes pode atestar isso, com todas as dores e sintomas embaraçosos. Infelizmente, descobri que esses produtos recomendados pelo hospital freqüentemente não são eficazes para cuidar do problema, mas fazem com que você gaste todo o seu dinheiro. O remédio herbal da DR.WATER chegará à raiz da causa e curará você completamente, em vez de suprimir os surtos com medicamentos. E você será mais feliz, saudável e livre de surtos. Ele também tem remédios à base de plantas que podem curar o HIV, HPV, hepatite e assim por diante. Ele é o maior de todos os curandeiros de ervas. Seu email é DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM e seu número do Whatsapp: +2349050205019. Você pode entrar em contato com ele e obter uma cura permanente para o câncer de herpes genital e oral ou HIV AIDS ou pulmão pulmonar ou doença de Alzheimer.

    ResponderExcluir
  3. I am John Danilla from UK( northern ireland), i want to share a
    testimony on how a powerful spell caster cured my HIV disease, i was
    diagnosed of this disease, in the year 2009, last week i saw a testimony on
    Dr.Akioya on how he cured an HIV patient, so i contacted him through phone
    and he asked me to email him, which idid, so he told me that all my
    problems is over and then he decided to do an healing spell spell for me so
    after he finished it, he told me to wait for just 24 hours and then i
    should go for a test, so i really did as he had said, so my greatest
    surprised when i went to the hospital to go for an HIV test, the Medical
    doctor diagnosed that, i am now HIV negetative at first i was amazed and
    now i have come to realise that this spell caster Dr. Akioya is a very
    powerful one and a real spell caster. So viewers of this should please join
    me in my celebration for i am the happiest man on earth today and if you
    want to contact him, you can do this via his email
    drakioya17pellhome@gmail.com or call him or whatsapp him
    +2348105257464

    ResponderExcluir