quinta-feira, 30 de julho de 2020

Emergência Climática: Sibéria – calor, fogo e derretimento do gelo

O calor excepcional e prolongado na Sibéria alimentou incêndios devastadores no Ártico. Ao mesmo tempo, foi relatada uma cobertura de gelo marinho que diminuiu rapidamente ao longo da costa do Ártico russo.

As temperaturas na Sibéria  estiveram acima de 5 ° C acima da média de janeiro a junho e em junho até 10 ° C acima da média . Uma temperatura de 38 ° C foi registrada na cidade russa de Verkhoyansk em 20 de junho . As temperaturas em partes da Sibéria na semana que começa em 19 de julho novamente superaram os 30 ° C.

O calor prolongado está relacionado a um vasto sistema de pressão de bloqueio e a um balanço persistente para o norte da corrente de jato, permitindo a entrada de ar quente na região.

No entanto, esse calor extremo teria sido quase impossível sem a influência das mudanças climáticas causadas pelo homem, de  acordo com uma rápida análise de atribuição feita por uma equipe dos principais cientistas climáticos .

“O Ártico está aquecendo duas vezes mais rápido que a média global, impactando populações e ecossistemas locais e com repercussões globais. “O que acontece no Ártico não fica no Ártico. Por causa das teleconexões, os polos influenciam o clima e as condições climáticas em latitudes mais baixas, onde vivem centenas de milhões de pessoas ”, disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

Pelo segundo ano consecutivo , incêndios estão ocorrendo bem dentro do Círculo Polar Ártico. Imagens de satélite mostraram a extensão da superfície de gravação. A frente de incêndio do incêndio no Ártico atualmente mais ativo do norte está agora acima dos 71,6N, a menos de 8 quilômetros do Oceano Ártico.

Suas emissões totais estimadas de carbono desde janeiro são as mais altas no registro de dados de 18 anos do Serviço de Monitoramento de Atmosfera Copernicus, implementado pelo Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Alcance (ECMWF), que monitora a atividade de incêndio e a poluição resultante para avaliar seu impacto na atmosfera.

“Todo o verão de 2019 foi incomum em termos de atividade de fogo nas altas latitudes do norte e 2020 até agora parece estar evoluindo de maneira semelhante”, disse o cientista sênior do CAMS Mark Parrington. “Isso sugere que poderemos ver intensa atividade de incêndio no Ártico nas próximas semanas, especialmente porque a temporada de incêndios no Boreal tipicamente atinge o pico em julho e agosto”.

 

Siberiawildfires2020Siberiawildfires2020

 

O Serviço Federal Russo de Monitoramento Hidrometeorológico e Ambiental (Roshydromet ) disse que, segundo o monitoramento por satélite), havia 188 pontos de provável incêndio em 22 de julho no território da Sibéria. 

Os incêndios foram particularmente intensos na República da Sakha da Rússia e em Okrug Autônomo de Chukotka, no extremo nordeste da Sibéria, ambos sofrendo condições muito mais quentes do que o habitual nos últimos meses. As autoridades russas também declararam que há um risco extremo de incêndio em toda a Okrug Autônoma de Khanty-Mansiysk – Yugra, que fica no oeste da Sibéria.

O CAMS incorpora observações de incêndios florestais dos instrumentos MODIS nos satélites  Terra  e  Aqua da  NASA em seu Sistema Global de Assimilação de Fogo ( GFAS ) para monitorar incêndios e estimar a poluição que eles emitem. As estimativas de emissões são então combinadas com o sistema de previsão do tempo do ECMWF para prever como a poluição se moverá ao redor do mundo e afetará a composição atmosférica global.

A fumaça do incêndio consiste em uma ampla gama de poluentes, incluindo monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, compostos orgânicos voláteis e partículas sólidas de aerossóis. Os incêndios no Ártico emitiram o equivalente a 56 megatoneladas de dióxido de carbono em junho, contra 53 megatoneladas em junho de 2019. Os níveis de monóxido de carbono no nordeste da Sibéria eram anormalmente altos na região dos incêndios.

Gelo marinho do Ártico

A onda de calor da Sibéria na primavera passada acelerou a retirada de gelo ao longo da costa russa do Ártico, em particular desde o final de junho, levando a uma extensão muito baixa de gelo do mar nos mares Laptev e Barents, de acordo com os produtos operacionais disponíveis nos EUA. Ice Data Center e o Centro Nacional de Gelo dos EUA (NIC). A rota do Mar do Norte parece estar quase aberta.

Por outro lado, as outras áreas dos mares do Ártico parecem estar próximas da média de 1981 a 2010 para esta época do ano. Tais contrastes servem como exemplos proeminentes das maiores variações que ocorrem para a extensão do gelo marinho na escala regional, em comparação com o Oceano Ártico como um todo, de acordo com os produtos da NSIDC / NIC.

Há uma demanda crescente pela extensão do gelo marinho no verão em escalas regionais e com o aumento da resolução espacial é importante diariamente para apoiar a Valores mensais do gelo do Árticonavegação, enquanto as médias mensais e sazonais são mais relevantes em termos climáticos. .

Normalmente, a maior parte do derretimento ocorre entre julho e setembro, quando ocorre a extensão anual mínima do gelo marinho. A menor extensão de gelo marinho registrada foi em setembro de 2012.

Com o aumento da demanda por dados de extensão e espessura do gelo marinho de maior resolução, é necessário melhorar a precisão dos produtos de gelo marinho para torná-los mais adequados para a criação de gráficos de gelo para segurança marítima, bem como o entendimento das mudanças climáticas em escalas regionais .

Todos os conjuntos de dados monitorados pelo programa Global Cryosphere Watch da WMO concordam com a tendência de queda de longo prazo no gelo do Ártico. Acredita-se que isso esteja afetando os padrões climáticos em outras partes do mundo, e pesquisas estão sendo conduzidas para determinar se está levando a um fluxo de jato mais fraco, associado a padrões de bloqueio como os que afetaram a Sibéria este ano. 

O derretimento do gelo e o degelo do permafrost – potencialmente liberando o metano dos gases de efeito estufa – estão causando um grande impacto na infraestrutura e nos ecossistemas de toda a região.

Um novo estudo publicado na Nature Climate Change diz que os ursos polares – um símbolo da mudança climática – podem estar quase extintos até o final do século por causa do encolhimento do gelo do mar.

“Nosso modelo captura tendências demográficas observadas entre 1979 e 2016, mostrando que os limites de impacto de recrutamento e sobrevivência já podem ter sido excedidos em algumas subpopulações. Também sugere que, com altas emissões de gases de efeito estufa, a reprodução e a sobrevivência em declínio acentuado comprometem a persistência de todas, exceto algumas subpopulações de alto nível do Ártico, até 2100 ”, escreveram os autores.

 

Links e informações

O site Global Cryosphere Watch está aqui

Informações do Portal Polar sobre gelo marinho e icebergs

O site do Data Center Nacional de Neve e Gelo está aqui

Os gráficos de séries temporais do NSIDC estão aqui

O site do Serviço de Monitoramento Atmosférico da Copernicus está aqui

 

Fonte: World Meteorological Organization – WMO

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 29/07/2020


Autor: EcoDebate
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 29/07/2020
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2020/07/30/emergencia-climatica-siberia-calor-fogo-e-derretimento-do-gelo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário