quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Mudanças climáticas mudarão a posição do ‘cinturão’ de chuva tropical


Foto: EBC
Mudanças climáticas mudarão a posição do ‘cinturão’ de chuva tropical

Aproximadamente alinhado com o equador, o cinturão de chuva tropical da Terra deve se deslocar irregularmente em grandes zonas hemisféricas como resultado das mudanças climáticas futuras, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da engenharia civil e ambiental da UCI e da ciência dos sistemas terrestres.

As alterações deverão causar secas e ameaçar a biodiversidade e a segurança alimentar em grandes áreas do planeta até o ano 2100

University of California, Irvine*
As mudanças climáticas causarão um deslocamento regionalmente desigual do cinturão de chuva tropical – uma faixa estreita de forte precipitação perto do equador – de acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, Irvine e outras instituições.

Este desenvolvimento pode ameaçar a segurança alimentar de bilhões de pessoas.

Em um estudo publicado na Nature Climate Change , a equipe interdisciplinar de engenheiros ambientais, cientistas do sistema terrestre e especialistas em ciência de dados enfatizou que nem todas as partes dos trópicos serão afetadas igualmente. Por exemplo, o cinturão de chuva se moverá para o norte em partes do hemisfério oriental, mas se moverá para o sul em áreas do hemisfério ocidental.

De acordo com o estudo, uma mudança para o norte do cinturão de chuva tropical sobre o leste da África e o Oceano Índico resultará em aumentos futuros do estresse da seca no sudeste da África e Madagascar, além da intensificação das inundações no sul da Índia. Um deslocamento para o sul do cinturão de chuva sobre o oceano Pacífico oriental e o oceano Atlântico causará maior estresse por seca na América Central.

“Nosso trabalho mostra que as mudanças climáticas farão com que a posição do cinturão de chuva tropical da Terra se mova em direções opostas em dois setores longitudinais que cobrem quase dois terços do globo, um processo que terá efeitos em cascata sobre a disponibilidade de água e produção de alimentos em todo o mundo ”, Disse o autor principal Antonios Mamalakis, que recentemente recebeu um Ph.D. em engenharia civil e ambiental na Escola de Engenharia Henry Samueli da UCI e atualmente é pós-doutorado no Departamento de Ciências Atmosféricas da Colorado State University.

A equipe fez a avaliação examinando simulações de computador de 27 modelos climáticos de última geração e medindo a resposta do cinturão de chuva tropical a um cenário futuro no qual as emissões de gases de efeito estufa continuem aumentando até o final do século atual.

Mamalakis disse que a mudança radical detectada em seu trabalho foi disfarçada em estudos de modelagem anteriores que forneceram uma média global da influência das mudanças climáticas no cinturão de chuva tropical. Somente isolando a resposta nas zonas do hemisfério oriental e ocidental sua equipe foi capaz de destacar as alterações drásticas que ocorrerão nas décadas futuras.

O coautor James Randerson, presidente da UCI Ralph J. & Carol M. Cicerone em Ciência do Sistema Terrestre, explicou que a mudança climática faz com que a atmosfera aqueça em diferentes quantidades na Ásia e no Oceano Atlântico Norte.

“Na Ásia, as reduções projetadas nas emissões de aerossóis, o derretimento das geleiras no Himalaia e a perda da cobertura de neve nas áreas do norte causada pela mudança climática farão com que a atmosfera aqueça mais rápido do que em outras regiões”, disse ele. “Sabemos que o cinturão de chuva muda em direção a esse aquecimento e que seu movimento para o norte no hemisfério oriental é consistente com os impactos esperados da mudança climática.”

Ele acrescentou que o enfraquecimento da corrente do Golfo e da formação de águas profundas no Atlântico Norte provavelmente terá o efeito oposto, causando uma mudança para o sul no cinturão de chuva tropical no hemisfério ocidental.

“A complexidade do sistema da Terra é assustadora, com dependências e loops de feedback em muitos processos e escalas”, disse o autor correspondente Efi Foufoula-Georgiou, Professor Distinto de Engenharia Civil e Ambiental da UCI e Cátedra de Engenharia Henry Samueli. “Este estudo combina a abordagem de engenharia do pensamento do sistema com análise de dados e ciência do clima para revelar manifestações sutis e anteriormente não reconhecidas do aquecimento global na dinâmica regional de precipitação e extremos.”

Foufoula-Georgiou disse que um próximo passo é traduzir essas mudanças em impactos no solo, em termos de inundações, secas, infraestrutura e mudanças no ecossistema para orientar a adaptação, política e gestão.

Outros colaboradores deste estudo, que foi financiado pela National Science Foundation, incluíram Jin-Yi Yu, Gudrun Magnusdottir e Michael Pritchard e Padhraic Smyth da UCI; Paul Levine no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e Sungduk Yu na Universidade de Yale


Referência:

Mamalakis, A., Randerson, J.T., Yu, JY. et al. Zonally contrasting shifts of the tropical rain belt in response to climate change. Nat. Clim. Chang. (2021). https://doi.org/10.1038/s41558-020-00963-x

* Tradução de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 27/01/2021




Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 27/01/21
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2021/01/27/mudancas-climaticas-mudarao-a-posicao-do-cinturao-de-chuva-tropical/

Nenhum comentário:

Postar um comentário