segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Projeto de editoração do IVB contará a história do novo coronavírus e do primeiro medicamento específico para a doença: o soro anticovid-19

Diante da urgência do desenvolvimento de pesquisas em busca de medicamentos para o combate à pandemia do novo coronavírus, o Instituto Vital Brazil (IVB), uma referência no desenvolvimento de soros para tratamento de picadas de cobras e outros animais peçonhentos, tétano e raiva no País, foi contemplado no final de 2020 com edital da FAPERJ destinado exclusivamente à instituição, denominado Apoio ao Instituto Vital Brazil para a Produção de Insumos Biológicos no Combate à Covid-19. Uma das propostas aprovadas na chamada foi a "Produção de Soro Hiperimune a partir de Plasma de Equinos para Combate ao Covid-19 como Estratégia Terapêutica no Novo Cenário Mundial de Pandemia", submetido pelo pesquisador Luís Eduardo Ribeiro da Cunha, coordenador do projeto na Fazenda Vital Brazil, em Cachoeiras de Macacu, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. À frente da Diretoria Industrial do Instituto desde dezembro de 2020, o médico veterinário e sua equipe produzem atualmente um e-book, vídeos e um hotsite sobre o “Pioneirismo do Brasil contra a Covid-19: a história do soro que pode solucionar a maior pandemia do último século” – contemplado no Programa de Apoio à Editoração, lançado pela Fundação no final de setembro passado. O Boletim FAPERJ ouviu o pesquisador sobre este importante registro sobre a pandemia, que até agora matou quase dois milhões de pessoas em todo o mundo, mudou radicalmente os hábitos da população e provocou forte impacto na economia mundial.



Ribeiro da Cunha: O IVB tem capacidade para produzir anualmente cem mil tratamentos, que serão oferecidos gratuitamente pelo SUS.


Boletim FAPERJ – O senhor foi contemplado em edital da FAPERJ de apoio a Projeto de Editoração, para abordar o “Pioneirismo do Brasil contra a Covid-19: a história do soro que pode solucionar a maior pandemia do último século”. Fale um pouco do livro, que será produzido no formato e-book.

Luis Eduardo Ribeiro da Cunha – A ideia é que o e-book seja um material que reúna informações históricas sobre pandemias, produção de soros e a gênese da pesquisa sobre o soro anticovid-19. Queremos que seja algo acessível, gratuito, que possa ser baixado pela internet, para que muitas pessoas tenham acesso a essa história, que pode ser tão importante para a ciência do nosso país.

O livro é parte de um projeto maior, que inclui outras mídias para a divulgação dessa pesquisa?

Sim, queremos que este projeto tenha, além do e-book, uma série de vídeos documentais, contando um pouco sobre os soros desenvolvidos pelo cientista Vital Brazil, sobre a tecnologia brasileira no combate à pandemia e sobre a história do soro anticovid-19, que pode ser uma solução real para esse problema em nosso país e em muitos outros. Como a pandemia do novo coronavírus modificou a maneira como a informação é consumida no mundo inteiro, pensamos também na elaboração de um hotsite, ligado ao site do Instituto, para ser uma fonte completa, verídica e atualizada de informações relacionadas à Covid-19, reunindo em um só lugar tudo o que for necessário para que as pessoas fiquem bem informadas quanto ao tema.

O soro anti-covid-19 é considerado o primeiro medicamento específico para a doença ou existem outros?

Como tratamento através de anticorpos altamente neutralizantes seria, sim, o único específico, seja através do soro equino anti-Covid-19 ou através de anticorpos monoclonais. O Instituto Butantan também trabalha no desenvolvimento de umsoro-anti-covid-19.

Em meados de dezembro o IVB anunciou o início dos testes em humanos em parceria com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor). Há uma previsão de liberação do soro para o tratamento da doença?

Na verdade, anunciamos a parceria com o Instituto D’Or para a realização de testes em humanos. O soro anticovid será testado em pacientes doentes, elencados pelo Idor, quando for liberado pelos órgãos reguladores para a realização da testagem. No momento, estamos em fase de delineamento de informações técnicas com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, para que possamos iniciar com segurança esses testes clínicos e, posteriormente, alcançarmos autorização e liberação do medicamento para o uso do soro no tratamento da doença.

Qual será a capacidade de produção de soro pelo Instituto e como será feita a distribuição na rede pública?

O Instituto Vital Brazil tem capacidade para produzir o quantitativo de cem mil tratamentos por ano. Sobre a distribuição, normalmente, fazemos uma parceria com o Ministério da Saúde para que o soro seja oferecido gratuitamente na rede pública, pelo SUS. Isso é o que acontece com todos os outros soros do Instituto.

Em relação às mutações do Sars-CoV-2, é possível ter agilidade na produção do soro para acompanhar essas mutações?

Sim. Três meses após reimunizar com a nova proteína mutante. Mas ainda não há sinais de que isso será necessário, tendo em vista que a antigenicidade da cepa não mudou.

Qual a importância dos apoios da FAPERJ para esta pesquisa?

A FAPERJ apoia o projeto desde o início com fomento aos pesquisadores parceiros da pesquisa, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Instituto Vital Brazil e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de um programa específico para o desenvolvimento do soro no IVB.

A soroterapia é o único tratamento para picadas de cobras e outros animais peçonhentos, tétano e raiva? Qual o papel do IVB para o atendimento da demanda por soro no País?

Sim, a soroterapia é o único tratamento específico para cada um desses problemas, usado há muitos anos de maneira bem-sucedida. Inclusive, os soros produzidos pelo Instituto têm excelentes resultados de uso clínico, sem histórico de hipersensibilidade ou quaisquer outras eventuais reações adversas. O Instituto Vital Brazil é responsável pelo atendimento de 25% a 30% da demanda de soros no Brasil.



Autor: FAPERJ
Fonte: FAPERJ
Sítio Online da Publicação: FAPERJ
Data: 14/01/21
Publicação Original: http://www.faperj.br/?id=4148.2.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário